keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Alesc aprova “Junho Violeta” para conscientização sobre violência contra pessoas com deficiência

Até então, o projeto era dedicado exclusivamente às ações de prevenção da violência contra a pessoa idosa

design horizontal 2024 06 06T150117.103 Visor Notícias
Foto: Divulgação

O Plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou nesta semana o projeto de lei do deputado Dr. Vicente, que institui o “Junho Violeta”. Durante o mês, governo e órgãos públicos deverão realizar campanhas e ações para conscientizar a população sobre a violência contra pessoas com deficiência e idosos, além de incentivar a denúncia de abusos. O projeto segue agora para sanção do governador.

Até então, o “Junho Violeta” era dedicado exclusivamente às ações de prevenção da violência contra a pessoa idosa. O Projeto de Lei 376/2023, apresentado pelo parlamentar, amplia essa iniciativa, incluindo também ações para combater a violência contra pessoas com deficiência.

A proposta visa a mobilizar a sociedade para a importância de proteger os mais vulneráveis e garantir que os responsáveis pelos abusos sejam punidos.

“Violência é abominável; contra os indefesos, é imperdoável!”, disse o deputado. “Infelizmente, vemos uma escalada dos casos de violência contra idosos e pessoas com deficiência ano após ano. É preciso conscientizar e informar sobre essa realidade e os diversos tipos de violência a que esse público está vulnerável, como a violência física, econômica, moral, psicológica, negligência, abandono, sexual e privação da liberdade.”

Dr. Vicente argumenta que o fato de essa violência ocorrer, em grande parte, dentro das residências, onde o autor é muitas vezes um familiar ou tutor, torna a denúncia dos fatos às autoridades mais difícil. “Como o idoso fará isso? Como uma pessoa com deficiência mental ou com dificuldade de comunicação fará isso? É preciso a atenção de toda a sociedade. É através das denúncias que os órgãos competentes poderão agir, interromper o ciclo de violência e até mesmo evitar que mortes aconteçam.”

*Supervisionado por Everton Palaoro

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Lucas
Lucas Koerich
Lucas Pasetto Koerich é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Política

Novo boletim informa que estado de saúde do vereador Gabrielzinho é gravíssimo

Parlamentar de Florianópolis está entubado na UTI desde terça-feira (11)

Política

Boletim médico atualiza estado de saúde do vereador Gabrielzinho

Parlamentar está na UTI em Florianópolis com pneumonia e influenza

Política

Vereador de Florianópolis Gabrielzinho é internado em UTI

Câmara de Vereadores de Florianópolis suspendeu a sessão desta terça-feira depois que o quadro se agravou

Mais notícias

Geral

Comunidade solta balões em homenagem ao adolescente morto em decorrência de explosão em Itajaí

Bernardo ficou 10 dias internado com 95% do corpo queimado após explosão em uma oficina de motos

Geral

Aposta de Porto Belo acerta quina da Mega-Sena e fatura R$ 52 mil

Sem ganhadores do prêmio principal, a Mega-Sena acumulou em R$ 53 milhões e sorteio será realizado nesta terça-feira (18)