keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Alerta: Vendaval é considerado o maior risco durante formação de ciclone entre quinta e sexta-feira em SC

Ventos podem chegar até 100 km/h em algumas cidades

vendaval indaial forca ventos ciclone augusto ittner 4 Visor Notícias
Foto: Augusto Ittner/Imagem Ilustrativa

Um ciclone extratropical deve atingir o Sul do Brasil entre quinta-feira (25) e sexta-feira (26). Durante a formação do fenômeno, o vendaval é o maior meteorológico, conforme avalia o portal especializado em meteorologia MetSul. Uma linha de instabilidade vai se formar no ambiente ciclogenético e avançar pelo Sul, trazendo chuva e temporais isolados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Ao avançar pelos três estados do Sul, a linha de instabilidade encontrará ar quente em sua dianteira, aumentando o risco de tempo severo. Haverá ainda uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera (corredor de vento a cerca de 1.500 metros de altitude), trazendo cisalhamento (padrão divergente de vento), o que agrava o risco de episódios isolados severos de vento.

Não se antecipa uma situação de vendavais generalizados. O vento pode soprar moderado a forte em grande número de localidades quando da chegada da instabilidade no decorrer da quinta e no começo da sexta, mas, episódios de vento muito forte ou ocasionalmente destrutivo, se ocorrerem, serão localizados. As informações são do MetSul.

Rajadas de vento de 50 km/h a 70 km/h, sem consequências maiores, devem ser registradas em diversas cidades, na passagem da linha de instabilidade, entretanto, não se pode descartar que em alguns pontos as rajadas fiquem perto ou acima dos 100 km/h, o que traz potencial para danos. A Defesa Civil de Santa Catarina já emitiu alerta.

 COMO VAI SE FORMAR O CICLONE

Uma área de baixa pressão deve avançar do Centro da Argentina para o Uruguai e o Extremo Sul gaúcho nesta quinta-feira, gerando chuva localmente forte e tempestade fortes a severas isoladas em províncias do Centro argentino e em diversos departamentos uruguaios. A baixa pressão se aprofunda com valores abaixo de 1000 hPa ainda nesta quinta. Vai se intensificar mais na sexta, sobre o Oceano Atlântico, quando estiver a Sudeste do Chuí e com tendência de deslocamento para Leste. A pressão no centro do ciclone, a esta altura já organizado, deve cair a valores de apenas 995 hPa. No decorrer do fim de semana, o ciclone se afasta da área continental.

PREVISÃO DE AVANÇO DA INSTABILIDADE

A linha de instabilidade começa a ingressar pelo Oeste e o Sul gaúcho entre o final da madrugada e a manhã desta quinta. Até o meio e o final da tarde afeta grande parte do Rio Grande do Sul. Logo a seguir, alcança várias áreas de Santa Catarina e do Paraná, especialmente da tarde para a noite desta quinta. Ao avançar pelo Oeste paranaense, a linha atingirá também o Sul do Mato Grosso do Sul. No começo da sexta, a instabilidade atinge áreas do Nordeste de Santa Catarina e do Leste do Paraná que passaram a quinta-feira sem chuva e com calor.

Na sexta ainda, a circulação de área de baixa pressão traz chuva localizada principalmente nas Metades Sul e Leste do Rio Grande do Sul que pode ser isoladamente forte, mas, no geral, a instabilidade começa a ceder. A circulação ciclônica da sexta traz vento moderado a forte, em média de 50 km/h a 70 km/h, no Sul e no Leste gaúcho, especialmente na costa entre o Chuí e Mostardas, além das lagoas e seu entorno.

Fonte: MettSul

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: MetSul

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

Defesa Civil emite alerta para risco de temporais neste sábado em SC

Chuva intensa, ventos fortes e granizo podem atingir regiões do centro, leste e norte do estado

Tempo

Frente fria traz temporais e frio no fim de semana em SC

Fim de semana terá instabilidade, ventos fortes no litoral e avanço de massa de ar frio

Tempo

Frente fria provoca chuva e rajadas de vento neste sábado em Santa Catarina

Previsão indica pancadas com trovoadas e mar agitado

Tempo

Frente fria provoca chuva e temporais isolados em Santa Catarina

Instabilidade atinge o Oeste e Planaltos nesta sexta (18)

Tempo

Sexta-Feira Santa pode ter temporais isolados com chegada de frente fria a SC

Instabilidade começa no Oeste e avança para outras regiões

Mais notícias

Geral

+Milionária sorteia R$ 70 milhões neste sábado

Prêmio da loteria da Caixa será sorteado às 20h e pode ser acompanhado ao vivo

Segurança

Identificados homens que morreram atropelados após descerem de veículos em rodovia de SC

Motoristas foram atropelados por moto em alta velocidade após colisão; vítimas desceram para checar os danos quando foram atingidas