Os acumulados de chuva recentes desencadearam alertas de risco de movimentação do solo em diversas cidades ao longo do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul de Santa Catarina. Locais como Itá, Piratuba, Capinzal, Praia Grande, Timbé do Sul e Jacinto Machado estão entre os mais afetados, com condições geológicas de alto risco.
A instabilidade persistente no estado, somada aos altos acumulados de chuva, mantém as áreas em vermelho no mapa em risco muito alto, especialmente nas regiões de Chapecó, Concórdia e Campos Novos no Grande Oeste, e cidades como São Joaquim, Praia Grande e São João no Sul do Planalto Sul e Litoral Sul. O alerta também abrange áreas em laranja, indicando risco alto de deslizamentos em partes do Grande Oeste, Alto Vale do Itajaí e regiões serranas da Grande Florianópolis e Litoral Sul.
Recomenda-se vigilância constante aos sinais de deslizamentos, como trincas em estruturas, inclinação de postes e árvores, e estalos em encostas. O Aviso Geológico Especial emitido pela SDC/SC alerta para o período entre sexta-feira (03) e domingo (05), destacando a importância da precaução diante das condições climáticas desafiadoras.
Confira melhor o mapa disponibilizado pela Defesa Civil na manhã desta sexta-feira (3):
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Defesa Civil SC
Sobre o autor:
Emanuele Azevedo
Emanuele Vitória Azevedo Dutra é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade