keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Alerta: Ciclone raro avança pela costa, pode chegar em SC e se transformar em ciclone tropical

Este ciclone subtropical deve ser o primeiro fenômeno do tipo a atingir o Estado desde maio de 2022

Ciclone Visor Notícias
Foto: Divulgação/Epagri

A Epagri e a Defesa Civil de Santa Catarina estão em alerta para a passagem de um ciclone subtropical entre domingo (18) e segunda-feira (19), um fenômeno raro que poderá impactar o estado. Identificado inicialmente como uma depressão subtropical na costa do Rio de Janeiro pela Marinha do Brasil nesta sexta-feira (16), é esse sistema poderá avançar para o Sul, ganhando força.

O sistema foi batizado de Akará ao longo do final de semana. O nome faz referência a uma espécie de peixe, em Tupi antigo. Este ciclone subtropical deve ser o primeiro fenômeno do tipo a atingir o Estado desde maio de 2022 e segue uma trajetória atípica de Leste para Oeste, diferentemente dos habituais ciclones do Atlântico Sul que se movem de Oeste para Leste, afastando-se do continente. Apesar de seus efeitos serem esperados principalmente em alto mar, não se descarta a possibilidade de aproximação e impactos nas regiões entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

Impactos esperados

Os principais impactos do Akará devem se concentrar nos ventos de intensidade moderada nas regiões costeiras, especialmente entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul. A Defesa Civil alerta para riscos localizados de destelhamentos, queda de galhos e árvores, além de danos na rede elétrica. As condições marítimas também serão afetadas, com previsão de ondas entre 4 e 5 metros em alto mar e ondas de 2 metros com picos de até 2,5 metros nas proximidades do Litoral Sul e Grande Florianópolis, representando risco para a navegação.

Características de um ciclone subtropical

Diferentemente dos ciclones extratropicais, mais comuns no Sul do Brasil, os ciclones subtropicais e tropicais necessitam de temperaturas mais elevadas da superfície do mar para se formarem, sendo mais frequentes nos meses mais quentes do ano. Uma característica distintiva é que os ciclones extratropicais são assimétricos verticalmente, enquanto os subtropicais e tropicais apresentam simetria, podendo exibir um “olho” no núcleo do sistema, especialmente nos ciclones tropicais.

Evolução do fenômeno

A meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri, menciona a possibilidade, ainda que pequena, de o ciclone Akará evoluir de subtropical para tropical entre segunda e terça-feira, devido ao aumento da temperatura do mar e à diminuição dos ventos em altitude. “Neste momento, existe uma possibilidade pequena de que o ciclone vire tropical”, explica Cruz, acrescentando que, com base nos dados atuais, o impacto do ciclone será principalmente em alto mar.

O último ciclone tropical a atingir Santa Catarina foi o Catarina em março de 2004, que evoluiu para um furacão, causando destruição significativa no estado. As autoridades continuam monitorando a evolução do Akará, preparadas para responder a qualquer mudança que possa aumentar os riscos para a população.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

Governo de SC acionará grupo de respostas rápidas a eventos extremos

Expectativa é que nas próximas horas a frente fria comece a avançar em direção ao Norte

Tempo

Rio Itajaí-Mirim extravasa e pode passar de seis metros

Segundo a Defesa Civil, outros dois picos podem acontecer à meia-noite e às 5h da madrugada do domingo (19)

Tempo

VÍDEO: Alerta para risco de alagamentos em São João Batista

Segundo a DEfesa Civil, nível do Rio Tijucas atingiu 5,32 metros às 19h deste sábado (18)

Tempo

VÍDEO: Enchente bloqueia ruas de Presidente Getúlio

As chuvas intensas que caíram sobre a região nas últimas horas resultaram em alagamentos

Tempo

Rio Itajaí-Mirim transborda e pode passar de seis metros em Brusque, adverte Defesa Civil

Previsão preocupa moradores por conta da previsão de ainda mais chuvas em SC

Mais notícias

Tempo

Governo de SC acionará grupo de respostas rápidas a eventos extremos

Expectativa é que nas próximas horas a frente fria comece a avançar em direção ao Norte

Tempo

Rio Itajaí-Mirim extravasa e pode passar de seis metros

Segundo a Defesa Civil, outros dois picos podem acontecer à meia-noite e às 5h da madrugada do domingo (19)