keyboard_backspace

Página Inicial

Animal

Alarmante: 72 tartarugas-verdes são encontradas mortas no Litoral Norte de SC

Principais causas das mortes são a captura por rede de pesca, lixo e poluição, colisão com embarcações e agressões

Imagem mostra rapaz usando máscara e recolhendo uma tartaruga na areia
Foto: PMP-BS/Univille

Em um alarmante episódio de mortalidade animal, 72 tartarugas-verdes foram encontradas mortas no Litoral Norte de Santa Catarina no mês de junho. Pesquisadores indicam que as principais causas das mortes incluem captura por rede de pesca, interação com lixo, colisão com embarcações e agressões.

O grupo de pesquisadores que fez a descoberta pertence ao Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) da Univille. De acordo com a equipe, a maioria dos animais foi encontrada nas praias de São Francisco do Sul e Itapoá, com 32 e 30 animais respectivamente. Os outros dez foram localizados na faixa litorânea entre Balneário Barra do Sul e Araquari.

Durante a necropsia das tartarugas, os pesquisadores descobriram resíduos de plástico no estômago e intestino de alguns animais, sugerindo que a poluição dos oceanos é uma causa significativa para o alto número de mortes. Outros animais apresentavam marcas de interação com equipamentos de pesca, incluindo pescoços inchados por estrangulamento.

Uma das tartarugas foi encontrada sem a carapaça, levantando suspeitas de remoção do casco, o que pode ser considerado um crime ambiental, segundo a legislação brasileira.

O PMP-BS informou que o alto número de tartarugas mortas não é uma ocorrência isolada, mas sim um problema anual. O grupo destacou que as principais ameaças às populações de tartarugas marinhas incluem a captura acidental por redes de pesca e a contínua poluição dos oceanos.

Procurando Nemo

As tartarugas-verdes, da espécie Chelonia mydas, são as mesmas que são vistas cruzando os oceanos no popular filme de animação “Procurando Nemo”. Elas estão listadas como em perigo de extinção na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

A população de tartarugas-verdes que habitam a Baía Babitonga, no Litoral Norte de Santa Catarina, é composta principalmente de indivíduos jovens, com carapaças entre 30 e 50 centímetros. Nesta fase, as tartarugas são herbívoras, alimentando-se de algas, e raramente são vistas em alto mar.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: NSC Total

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Animal

Serpente exótica é encontrada em garagem em Itajaí

Animal foi identificado como espécie norte-americana e levado ao zoológico de Balneário Camboriú

Animal

Briga de marmotas causa engarrafamento na China

Conflito entre animais interrompeu o trânsito e viralizou nas redes; veja o vídeo

Animal

Conheça as curiosidades das mamães do reino animal presentes no Oceanic Aquarium

No Dia das Mães, Oceanic Aquarium destaca os incríveis instintos maternos de pinguins, tubarões, polvos e outras espécies

Animal, Segurança

Cobra de 2 metros é encontrada em estacionamento de faculdade

Após o resgate, o animal foi devolvido ao seu habitat natural, em uma área de preservação ambiental adequada para a espécie

Animal

Cachorro é resgatado após ficar seis dias preso em penhasco na Serra de SC

O animal, chamado Barão, estava em uma área de difícil acesso, entre os municípios de Urupema e Rio Rufino, e foi localizado apenas pelos latidos

Mais notícias

Esportes

CBF lança novo uniforme exclusivo da Seleção Brasileira feminina

Nova camisa será usada em amistosos contra o Japão e marca preparação para a Copa América no Equador