keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Airbnb movimenta 344 milhões de dólares na economia de Florianópolis em 2022

Relatório mostra impacto impressionante da plataforma no PIB da Capital de SC

04 02 2020 16 25 7f4c76d2d6d6f5ae4cceffac1771d2ae Visor Notícias
Foto: Divulgação/Prefeitura de Florianópolis

Um relatório da Oxford Economics revela que os hóspedes do Airbnb em Florianópolis contribuíram com 344 milhões de dólares para a economia local em 2022. O estudo, encomendado pela própria plataforma de aluguéis temporários, destaca o impacto econômico significativo na capital de Santa Catarina. As informações são de NSC Total.

Essa cifra considerável correspondeu diretamente a 159,1 milhões de dólares do Produto Interno Bruto (PIB) de Florianópolis, gerando 4,3 mil empregos e resultando em 91,9 milhões de dólares em remunerações, salários e outros benefícios trabalhistas.

Os gastos totais dos viajantes, excluindo os custos com acomodação, englobam despesas com restaurantes, compras, entretenimento e transporte, tanto local quanto para chegar ao destino. Fiamma Zarife, diretora-geral do Airbnb na América do Sul, ressalta a importância desse impacto.

Ela explica: “O impacto econômico é medido de duas maneiras. Primeiro, pela oportunidade que gera renda extra para os anfitriões, que disponibilizam suas acomodações em todo o país. Mas também temos os hóspedes que, ao terem acesso a viagens autênticas e acessíveis, movimentam toda a economia da região. Foi isso que quisemos mostrar nesse estudo.”

O impacto total do Airbnb no Brasil foi de 5,2 bilhões de dólares em 2022, um aumento de 31% em relação ao ano anterior. O Brasil, junto com a Alemanha, registrou o maior crescimento da plataforma no ano passado.

Destinos em Santa Catarina, como Florianópolis, têm se destacado nas buscas por hospedagem no Airbnb para diferentes tipos de viagens. Florianópolis foi um dos dez destinos mais procurados em todo o mundo em 2022 para check-in em 2023.

“Vimos as viagens domésticas crescerem 130% em 2022 em relação a 2021, e Florianópolis apareceu como o destino mais popular”, diz Zarife. Outros locais de destaque incluem Balneário Camboriú e cidades com hospedagens em frente à praia como Navegantes, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí e Laguna.

As informações são de NSC Total.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: NSC Total

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Epagri divulga desempenho da agropecuária de SC em 2023

O relatório, será apresentado online às 14h desta segunda-feira (6)

Economia

Investimentos em energia solar no Brasil alcançam R$ 200 bilhões

A capacidade instalada de energia solar no país agora ultrapassa 42,4 gigawatts (GW), equivalente a mais de três usinas de Itaipu

Economia

Programa de Recuperação Fiscal de Santa Catarina entra em sua terceira e última fase

Renegociações são válidas para dívidas de ICMS anteriores a 31 de dezembro de 2022

Mais notícias

Tempo

Frente fria preocupa resgate pois eleva o risco de hipotermia nas vítimas no RS

A previsão é de frio a partir de quarta-feira (8); muitas pessoas ainda estão ilhadas aguardando por resgate

Segurança

Defesa Civil divulga quem são os 66 mortos no RS

Ainda há 101 pessoas desaparecidas e 155 estão feridas