keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Agricultores de Itajaí esperam safra de 14.500 toneladas de arroz

Cerca de 80 agricultores familiares são responsáveis pela safra de 14.500 toneladas

Os agricultores de Itajaí iniciaram esta semana a colheita do principal produto agrícola do município, o arroz. A expectativa é de uma produção de 14.500 toneladas com o envolvimento de cerca de 80 agricultores familiares. Itajaí também registra um dos maiores índices de produtividade média do Brasil, com 7.500 kg/hectare.

A safra deste ano começou a ser colhida com a perspectiva de bons lucros para os agricultores, pois o preço da saca de arroz subiu em torno de 15% em relação aos preços praticados na safra 2018/2019 (Epagri/CEPA, 2020).

“Apesar de a nossa produção ter diminuído um pouco, o mercado abriu com um preço melhor do que do ano passado, então estamos otimistas com essa safra que está iniciando”, avalia Evandro Bertholdi, um dos maiores produtores de arroz do município, com uma área plantada de 200 hectares.

A produção de arroz em Santa Catarina diferencia-se das demais por utilizar o sistema de plantio denominado “pré-germinado”. Este sistema baseia-se na semeadura do arroz em lâmina de água com sementes pré-germinadas, sendo cultivada uma área total de aproximadamente 149.000 hectares no Estado.

“Estamos renovando a frota de máquinas e implementos para apoio aos agricultores, por meio da patrulha mecanizada agrícola, que atua no preparo do solo, limpeza das estradas e das valas e ribeirões, facilitando o acesso dos agricultores às suas lavouras e à água, principal insumo para a produção de arroz no sistema pré-germinado”, explica secretário da Agricultura e Expansão Urbana, César Reinhardt.

Em 2019, a Secretaria de Agricultura adquiriu uma mini-escavadeira hidráulica para limpeza das valas e ribeirões e um caminhão prancha com munck para o transporte das máquinas e implementos da patrulha mecanizada agrícola.

 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Santa Catarina registra o melhor desempenho em exportações de carnes dos últimos 28 anos

Entre janeiro e abril, o estado embarcou 677,6 mil toneladas de carnes, incluindo frango, suínos, perus, patos, marrecos e bovinos, com receita de US$ 1,47 bilhão

Economia

SC alcança no primeiro quadrimestre de 2025 o melhor resultado nas exportações de carnes em 28 anos

Principais destinos da carne de frango catarinense no período foram Países Baixos, Arábia Saudita, China e Japão

Economia

Santa Catarina busca aumentar exportações e atrair investimentos em meio à disputa comercial entre China e EUA

Com a disputa comercial, o estado pode aumentar as exportações, ganhar novos mercados e impulsionar a competitividade

Economia

Santa Catarina domina produção nacional de moluscos após regularizar a maricultura

Estado responde por 97% da maricultura nacional e avança na legalização de fazendas marinhas, fortalecendo renda e preservação ambiental

Economia

Governador de SC desta potencial logístico e oportunidades de parcerias em missão nos EUA

Jorginho Mello liderou nesta segunda-feira (12) a abertura da missão catarinense nos Estados Unidos com o objetivo de atrair investimentos ao estado

Mais notícias

Segurança

Vídeo mostra momento em que cobra ataca idoso de 98 anos na varanda de casa

Ao notar a cobra, o idoso tenta se afastar, mas acaba caindo de costas

Segurança

Cabine de caminhão é parcialmente destruída por incêndio em Itajaí

O fogo foi contido antes que atingisse a carga inflamável