Página Inicial
EsportesÁghata e Duda conquistam ouro na etapa do mundial em Itapema
As brasileiras foram empurradas pela torcida de 2.700 pessoas que lotou a arena
Jogar uma etapa do Circuito Mundial de vôlei de praia dentro do Brasil é sinônimo de resultado positivo para Ágatha e Duda (PR/SE). A dupla venceu na manhã deste domingo (20.05) as suíças Heidrich e Verge-Depre por 2 sets a 0 (21/19, 21/17), em 36 minutos, garantindo o ouro da etapa de Itapema (SC). Na temporada passada, a primeira da parceria, o título também veio, mas os jogos aconteceram no Rio de Janeiro (RJ).
As brasileiras foram empurradas por uma torcida apaixonada, que lotou a arena de 2,7 mil lugares desde o primeiro duelo do dia. Completando o pódio a medalha de bronze da etapa ficou com as canadenses Heather Bansley e Brandie Wilkerson, que superaram Maria Elisa e Carol Solberg (RJ) por 2 sets 1 (21/18, 18/21, 15/11), em 52 minutos.
Este é o segundo ouro em etapas do Circuito Mundial para Ágatha e Duda. Individualmente, Ágatha soma seis medalhas de ouro, enquanto Duda, de 19 anos, tem quatro. Ágatha comentou a alegria pela vitória, em especial pelo fato da competição acontecer no Brasil. Estiveram presentes familiares e amigos da bloqueadora paranaense.
“É incrível a alegria que estamos sentindo, uma sensação muito especial vencer com minha família aqui presente. Tem aquele algo a mais. A família da Duda também está presente, amigos que vieram de longe, tudo isso faz a gente se emocionar. Aproveitamos esse momento para agradecer esse carinho, estamos felizes e completas pois essas pessoas estão perto”, disse Ágatha, que completou.
“No dia a dia é uma batalha intensa, um trabalho muito duro em busca da evolução, tanto do corpo, como da mente. Então queremos dividir isso com essas pessoas. E também com nossa equipe incrível, são muitas pessoas especiais, parte disso. Somos apenas a consequência do trabalho de todos”, disse Ágatha, que ao lado de Duda soma 800 pontos pela conquista do ouro e recebe um prêmio de cerca de R$ 59 mil.
Somando os naipes masculino e feminino, agora o Brasil soma oito medalhas no Circuito Mundial 2018, sendo três de ouro, quatro de prata e uma de bronze. Duda também comentou a alegria pela conquista do ouro novamente no Brasil. Especialmente pelo fato de o último pódio no tour internacional ter acontecido em agosto do ano passado.
“O público e nossa família formaram mais um jogador em quadra. É ótimo termos mais um ouro no Brasil, estávamos engasgadas, pois alguns resultados recentes no Circuito Mundial não eram o que tínhamos buscado. Queríamos ir para o pódio. E felizmente conseguimos”, disse Duda.
Na disputa do bronze, Maria Elisa e Carol Solberg lutaram muito, mas não conseguiram vencer. Maria Elisa destacou a torcida, que encheu a arquibancada desde o primeiro dia e projetou os próximos passos no Circuito Mundial.
“As canadenses estão de parabéns, elas jogaram muito bem. A tática delas funcionou, o bloqueio era bem alto, e a defensora muito inteligente. Tivemos que correr atrás do prejuízo o tempo todo, mas não conseguimos reverter. Eu me emocionei ao ver essa arena lotada, o carinho que a torcida aqui nos deu é enorme”, disse.
A bloqueadora Wilkerson também comentou a medalha em Itapema. É a primeira da jogadora de 25 anos, que roda o tour internacional desde 2014.
“Este será definitivamente um torneio muito especial para mim. Tenho muita sorte de jogar com alguém como Bansley e acho que merecemos isso como um time, porque trabalhamos muito. Estou muito orgulhosa deste começo para nós. Eu amo o Brasil, eu amei essa cidade, o evento, então será torneio que eu nunca esquecerei”.
O Jogo
As brasileiras começaram com ritmo forte, abrindo três pontos de vantagem na primeira metade do set: 10 a 7. As suíças lutaram e conseguiram a virada em contra-ataque de Heidrich: 13 a 12. Ágatha e Duda não se abateram e empataram em 16 a 16, e pouco depois viraram em bloqueio de Ágatha: 18 a 17. Mantendo a virada de bola e contando com bons saques de Duda, a parceria verde e amarela fechou o set por 21 a 19 em ataque da sergipana.
O segundo set começou mais equilibrado, mas as brasileiras conseguiram abrir dois de vantagem na metade do set: 12 a 10. A dupla suíça conseguiu contra-ataques e empatou, mas logo na sequência Duda voltou a brilhar e a liderança foi retomada: 17 a 14 para o Brasil. Mantendo a virada e contando com apoio da torcida, as brasileiras fecharam o segundo set e o jogo em 21 a 17, em ataque no corredor de Ágatha.
O torneio em Itapema é da categoria quatro estrelas, distribuindo 150 mil dólares aos atletas, com as duplas campeãs nos dois naipes recebendo 20 mil dólares e somando 800 pontos para o ranking, que define os campeões da temporada. As competições do tour são classificadas de uma a cinco com base nos pontos e na premiação que distribuem.
O Brasil recebeu em sua história, até a parada de Itapema, 42 etapas no naipe masculino e 37 etapas no naipe feminino (a maioria realizadas simultaneamente) do Circuito Mundial de vôlei de praia. Esta é a primeira vez que uma cidade da região Sul do país recebe uma etapa do giro internacional.
Quer receber as notícias em tempo real?
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Sobre o autor:

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Notícias Relacionadas
Atleta de Santa Catarina conquista duas medalhas no Campeonato Brasileiro de jiu-jítsu
Vanessa Serafim Laffin, de São José, foi destaque em São Paulo com pódio duplo nas categorias master e absoluto
Dorival Júnior é anunciado como novo técnico do Corinthians
Treinador de 63 anos assinou contrato até o fim de 2026 e assume o Timão pela primeira vez na carreira após passagem pela Seleção Brasileira
Flamengo enfrenta o Corinthians neste domingo mirando a liderança do Brasileirão
Rubro-Negro recebe o Timão no Maracanã, pela 6ª rodada do campeonato
Corinthians lança camisa do Mundial e alfineta o Palmeiras
Novo uniforme celebra os 25 anos do título de 2000 e faz referência à polêmica sobre o Mundial de 1951, reivindicado pelo rival
Godoy Cruz x Grêmio pela Sul-Americana: onde assistir ao vivo hoje às 19h
Confronto direto vale liderança do Grupo D; ambas as equipes têm 100% de aproveitamento