O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), através do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), e o SAMU Aeromédico, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizaram uma operação de repatriamento de um cidadão catarinense, utilizando a aeronave Arcanjo-02. A missão ocorreu na sexta e sábado, 12 e 13 de junho de 2024, e envolveu a transferência de um paciente hospitalizado no Estado da Bahia para Santa Catarina.
O paciente, que sofreu um acidente na cidade de Ilhéus, BA, resultando em uma fratura na coluna lombar, necessitou de cuidados médicos mais avançados disponíveis em seu estado natal. A operação foi cuidadosamente planejada pelo Batalhão de Operações Aéreas e regulada pela Secretaria de Estado da Saúde. A aeronave Arcanjo-02, baseada em Florianópolis, decolou na manhã de sexta-feira, (12), às 8h, com destino a Ipatinga, MG, para reabastecimento, seguindo para Ilhéus, onde chegou na metade da tarde.
O retorno a Santa Catarina ocorreu no sábado, (13), às 7h , com a aeronave pousando em Joinville por volta do meio-dia, após uma escala em Varginha, MG, para reabastecimento. O paciente estava internado há cerca de 10 dias em Ilhéus e, ao chegar em solo catarinense, foi transportado junto com sua esposa, por via terrestre, para Porto União, no norte do estado, onde poderá continuar seu tratamento próximo aos familiares.
O transporte aeromédico é um recurso vital para transferências inter-hospitalares, permitindo a cobertura de grandes distâncias em um tempo reduzido comparado a outros meios, especialmente o terrestre. Nesta operação, a equipe percorreu aproximadamente 3600 quilômetros, cruzando os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia, totalizando cerca de 10 horas de voo.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.