keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Advogados de Luciano Hang apresentam recursos contra bloqueio das redes sociais do empresário

Contas do Instagram, Facebook e Twitter de Hang seguem ativos até o momento

2c082e5893af5df7135e2dc89d473dcd Visor Notícias

Na manhã desta quinta-feira (28), a defesa de Luciano Hang, dono das lojas Havan, afirmou que já apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um recurso para impedir o bloqueio de perfis do empresário nas redes sociais e pedindo a suspensão do inquérito sobre fake news. O empresário foi alvo de uma operação da Polícia Federal na quarta-feira (27). Agentes fizeram buscas em dois endereços dele, um em Brusque e outro em Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Além disso, o ministro Alexandre de Moraes determinou o bloqueio de redes sociais do empresário e de outros 15 investigados. Segundo o ministro, a medida é necessária “para a interrupção dos discursos com conteúdo de ódio, subversão da ordem e incentivo à quebra da normalidade institucional e democrática”.

A defesa de Hang chamou a decisão de censura prévia. “Bloquear referidas redes indistintamente sem sequer indicar uma única publicação ilícita que seja, impedindo desse modo publicações previamente, presumindo que possam eventualmente serem lesivas, é sem dúvida um ato de censura prévia”, diz o documento assinado pelos advogados Beno Brandão e Murilo Varasquim. Eles protocolaram um agravo regimental, que é um tipo de recurso que pode ser levado ao colegiado do STF. Até as 15h desta quinta, os perfis de Luciano Hang continuavam ativos no Twitter, Facebook e Instagram.

Os advogados alegam ainda que a decisão de Alexandre de Moraes não diz se nos perfis de Hang há ofensas “ou qualquer tipo de vilipêndio à honorabilidade dessa Suprema Corte”. “Foi apenas (e isso se demonstrará ser inverídico) dito que o Peticionário de alguma forma (não se diz como) patrocinaria outros perfis (esses sim indicados na decisão)”. No documento, a defesa afirma que ainda não teve acesso à íntegra do procedimento e que somente soube da decisão pelos meios de comunicação.

Também foi solicitado pelos os advogados a suspensão do inquérito até o julgamento da ADPF nº 572/DF (ação do partido Rede Sustentabilidade que questiona o inquérito) pelo plenário do Supremo Tribunal Federal. O recurso da defesa cita o pedido de suspensão feito pelo procurador-geral da República, Augusto Aras. Ele disse que a Procuradoria-Geral da República foi “surpreendida” com as ações realizadas “sem a participação, supervisão ou anuência prévia do órgão de persecução penal” e disse que isso “reforça a necessidade de se conferir segurança jurídica” ao inquérito, “com a preservação das prerrogativas institucionais do Ministério Público de garantias fundamentais, evitando-se diligências desnecessárias, que possam eventualmente trazer constrangimentos desproporcionais”.

Inquérito das fake news

Em março de 2019, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, abriu inquérito criminal para investigar “notícias fraudulentas”, ofensas e ameaças que “atingem a honorabilidade e a segurança” da Corte, os ministros e seus familiares. O ministro Alexandre de Moraes foi nomeado relator do caso. Em meio a questionamentos sobre a abertura do inquérito, com críticas que partiram inclusive da então procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e de membros do próprio STF, as investigações já duram mais de um ano. Na ocasião, em outubro de 2019, Augusto Aras disse não ver ilegalidade no caso e defendeu que a procuradoria deve participar das investigações. Nesta quarta-feira (27), a Polícia Federal cumpriu 29 mandados de busca e apreensão como parte do inquérito. Entre os alvos, há nomes ligados ao presidente Jair Bolsonaro, incluindo políticos, empresários e blogueiros

 

**Com informações G1SC

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Coração Enxaimel reforça tradição alemã no Alles Park

Símbolo cultural de Pomerode foi construído por artesãos alemães e instalado em destaque no parque temático

Geral

Religiosa brasileira é afastada de mosteiro na Itália por maus-tratos e manipulação

Acusada de maus-tratos, a freira afirma ter sido alvo de preconceito por ser jovem, mulher e brasileira

Geral

Mulher dá à luz dentro de ambulância em Itajaí no Dia das Mães

Outro parto de emergência também foi realizado no mesmo dia em município da Grande Florianópolis

Geral

Horóscopo do dia: confira o que os astros revelam para você nesta segunda-feira (12/05)

A semana começa com tensões no ar para a maioria dos signos, que devem lidar com instabilidades emocionais, conflitos interpessoais e cobranças no trabalho

Geral

Projeto de parque de neve indoor é aprovado em audiência pública da Câmara de BC

Empreendimento prevê pista de esqui, resort de luxo e contrapartidas em infraestrutura; proposta segue para votação na Câmara

Mais notícias

Tecnologia

Camboriú lança projeto Tech Chef inédito na rede pública de ensino

Município é o primeiro do Brasil a unir gastronomia, tecnologia e educação com foco em formação integral dos alunos

Saúde

Três cidades da região estão entre as 50 cidades de SC contempladas com veículos para a Saúde

Ação conjunta reforça transporte de pacientes e atendimento de urgência pelo SUS