keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Advogados de Hang querem ir a cortes internacionais para denunciar STF

Defesa alega que não tem acesso aos autos do inquérito das fake news

Para denunciar a falta de acesso aos autos do inquérito da fake news, onde um dos investigados é Luciano Hang, dono das lojas Havan, advogados do empresário pretendem ir aos órgãos internacionais de Justiça. Alvos da investigação, conduzida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), ele teve o celular e o computador pessoal apreendidos na semana passada. Na sexta-feira (29), a defesa de Hang apresentou um pedido de liminar ao ministro Luiz Fux, presidente interino do STF, pedindo acesso ao inquérito. O advogado Murilo Varasquim, que representa o empresário, disse que a solicitação foi remetida ao ministro Edson Fachin, e ainda não foi respondida. Fachin é o relator de um pedido do partido Rede para suspender o inquérito das fake news, que já corria na Suprema Corte antes da operação da semana passada.

Sem acesso aos autos, a defesa não sabe explicar por que as redes sociais de Luciano Hang não foram bloqueadas – o bloqueio de perfis no Twitter, Instagram e Facebook constava no despacho do ministro Alexandre de Moraes, que autorizou 29 mandados de busca e apreensão em todo o país. Conforme publicado pela colunista Dagmara Spautz, os advogados não sabem se o ministro não chegou a oficiar as empresas que mantêm as redes sociais, ou se acatou um pedido da defesa de Hang, que alegou que ele não é suspeito de disseminar fake news, mas patrociná-las – o que o empresário nega.

Veja nota oficial da defesa do empresário

Luciano Hang, por seus Advogados da Beno Brandão e Leal & Varasquim Advogados, esclarece que: Não realizou nenhuma publicação de Fake News, direta ou indiretamente, tampouco financiou qualquer um dos investigados ou outros meios de Fake News. A acusação é falsa, assim como o suposto impulsionamento de Whatsapp do qual foi acusado nas eleições, que se revelou totalmente sem provas. Até o momento, lamentavelmente, não foi fornecida cópia do inquérito no qual foram determinadas as medidas invasivas e a censura prévia. Aguarda-se esse acesso para ficar ainda mais evidente o vazio das acusações. Ocultar o inquérito é meio inconstitucional de inviabilizar a defesa de Luciano Hang das absurdas conjecturas que lhe são direcionadas.

Mendes disse que é legal

Em entrevista à Globo News, no domingo à noite, o ministro Gilmar Mendes afirmou que a Suprema Corte entende que a investigação está respaldada em lei. — Algo regular, não temos nenhuma dúvida. E o ministro Alexandre de Moraes vem tomando todas as medidas. Está sendo feito com base no devido processo legal, não há nenhum exagero por parte do STF. A expectativa é que a regularidade do inquérito seja avaliada em plenário nos próximos dias.

 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Política

Eduardo Leite é lançado pré-candidato à Presidência pelo PSD

Governador do RS se filia ao PSD e é anunciado como pré-candidato ao Planalto em 2026; Saída do PSDB ocorre após 24 anos de trajetória no partido

Política

INSS notificará vítimas de descontos indevidos a partir da próxima terça-feira

Mais de 9 milhões de beneficiários devem confirmar se autorizaram os débitos; devolução dos valores ainda não tem data definida

Política

Câmara aprova urgência para ampliar número de deputados

Projeto prevê criação de 18 novas cadeiras na Câmara, sem impacto orçamentário, segundo o relator; votação pode ocorrer a qualquer momento

Política

Câmara pode votar urgência para ampliar número de deputados

Projeto atende decisão do STF que exige redistribuição das cadeiras conforme dados populacionais do Censo 2022

Política

Projeto que proibia nudismo em praias de SC é arquivado na Alesc

Relator citou decisão do STJ para defender regulamentação da prática em locais específicos

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Senna Tower teve consultoria de engenheiro responsável pela fundação do Burj Khalifa em Dubai

Maior prédio residencial do mundo, reúne especialistas internacionais para garantir segurança e inovação na engenharia mundial

Segurança

Homem é condenado por homofobia em UPA de Balneário Camboriú

Paciente recusou atendimento e fez ofensas por homofobia