A primeira adega subaquática do Brasil (Underwater Cellar Bombinhas), será inaugurada nesta quinta-feira (5). Localizada entre as praias do Ribeiro e de Bombinhas, a inovação é fruto de uma parceria entre o empresário Renieri Balestro, fundador da empresa de mergulho Patadacobra, e o sommelier Eduardo Lazzarin, proprietário da adega Catta Wines. A adega subaquática, única no mundo com monitoramento técnico contínuo, promete revolucionar o setor vinícola e o turismo em Santa Catarina.
A técnica de maturação de vinhos submersos é rara, sendo utilizada apenas em alguns países como França, Espanha, Austrália e Itália. O processo envolve o armazenamento das garrafas a uma profundidade de 10 a 15 metros no oceano, aproveitando as condições ideais do ambiente marinho, como a ausência de luz, temperatura constante e o movimento das ondas, que contribuem para o envelhecimento acelerado e sabores únicos nos vinhos. As garrafas são monitoradas 24 horas e retiradas periodicamente para análises científicas.
O projeto foi desenvolvido ao longo de quatro anos, com a obtenção de licenças ambientais e parcerias com a Marinha do Brasil e outras instituições, incluindo a Epagri. Além de promover o enoturismo, o projeto contribui para a preservação ambiental, funcionando como um recife artificial que favorece a vida marinha.
O lançamento conta com o apoio da Prefeitura de Bombinhas, Governo do Estado e autoridades locais. O evento será acompanhado por representantes das vinícolas participantes, como Pericó, Suzin, Monte Agudo, Gaudio, e Villagio Conti, além de produtores internacionais como a italiana Tenuta Malucelli e as gaúchas Arte Líquida, Alba Destilaria e Vita Eterna.
A adega subaquática promete impulsionar o turismo em Santa Catarina, oferecendo roteiros de degustação e mergulho, além de atrair visitantes interessados em ciência, inovação e enologia. O projeto também fortalecerá a economia regional, gerando empregos e novas oportunidades para o setor. O lançamento será realizado em um dos locais mais exclusivos de Santa Catarina, a residência Mazafferro, que abrirá suas portas pela primeira vez para um evento dessa natureza.
Com essa iniciativa, Bombinhas não só se posiciona como um polo de inovação enológica, mas também se destaca como um destino turístico único no Brasil.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Jessica Oliveira
Jessica Oliveira é jornalista formada pela Universidade do Planalto Catarinense, em Lages. Trabalhou na produção da Radio Massa FM do Grupo SCC e Band FM.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade