keyboard_backspace

Página Inicial

Cultura e Lazer

Açor em Penha foi palco para a cultura e história açoriana

Autoridades internacionais e brasileiras participaram do evento no último final de semana

f53aca89c09d0bce31e29194cd014acd Visor Notícias

Religiosidade, cultura, cores e ancestralidade. O saldo do 26º Açor – Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina – não poderia ser mais positivo. Além das mais de 60 apresentações folclóricas iniciadas dia 22, das emoções levantadas durante o encontro das Bandeiras do Divino Espírito Santo e de homenagens a grupos tradicionais de cidades como Sombrio e Bombinhas, a celebração promovida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pela Prefeitura de Penha novamente colocou na vitrine a açorianidade de todo um povo.

Encerrado domingo, dia 24, o Açor trouxe para Penha dezenas de estandes das cidades filiadas ao Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da UFSC, em parceria com o Departamento de Cultura de Penha. Já na abertura, bela homenagem à memória de Taylor dos Santos, o seu Nôro, de Penha, foi entregue à esposa Alayde Souza dos Santos, a Dona Didi, no Parque de Eventos. Dona Didi recebeu um troféu pela dedicação do esposo às tradições da cultura açoriana.

A festa itinerante, com apoio do Governo Regional dos Açores, retornou à cidade 22 anos depois de sua primeira edição – foi em 1997 que Penha sediou o Açor de número 4. O diretor de Cultura de Penha, professor Eduardo Bajara, relacionou como pontos altos de 2019 no encontro das Bandeiras do Divino, a confecção do Mastro de São Sebastião, ambas na Capela Histórica de Armação do Itapocoróy, no domingo, dia 25, e ainda as homenagens aos 20 anos de grupos como o Mixtura, de Bombinhas, e Açor Sul, de Criciúma, além do desfile etnográfico de sábado, dia 23, em frente ao Paço Histórico Municipal, com as delegações dos municípios participantes. 

No evento, presentes a vice-cônsul de Portugal no Brasil, Susana Pereira, o coordenador do NEA, Francisco do Vale Pereira, e a presidenta da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Ana Lúcia Coutinho. Houve ainda uma homenagem ao historiador Gelci José Coelho, o Peninha, feita pela Escola Pequeno Picasso, de Penha. Peninha é um dos principais guardiões da história, cultura e memória de Santa Catarina, e discípulo de Franklin Cascaes.   

O prefeito Aquiles da Costa, na abertura do evento, frisou não apenas o orgulho de novamente a cidade ser a anfitriã, recepcionando mais de 40 municípios, mas também de mostrar seu potencial cultural. Aquiles traçou de maneira consistente um breve retrospecto histórico da colonização açoriana a partir da chegada em Florianópolis, e a atividade econômica das armações baleeiras que em Armação do Itapocoróy, fez-se um porto seguro, estabelecendo ali o marco zero do município, cujo símbolo maior é a Capela de São João Batista, em seus 260 anos de história.

O Departamento de Cultura estruturou uma área com 40 estandes culturais apresentando o artesanato regional de influência açoriana dos municípios litorâneos, onde artesãos produziram ao vivo e venderam suas peças, além de estandes de creches e escolas do Município de Penha, que apresentarão projetos históricos e culturais desenvolvidos durante o ano letivo de 2019.

Entre os destaques, a presença do estande do Arquivo Histórico de Santa Catarina, que confirmou para 30 deste mês a entrega de documentos da história de Penha ao prefeito Aquiles da Costa, e vários bois-de-mamão, além de rendas de bilro. Já o jornalista e escritor local Vilmar Carneiro marcou presença na festa, divulgando e vendendo obras literárias como “O Império do Divino”, história da Festa do Divino Espírito Santo em Penha, e “As Meias do Defunto”, seu mais recente lançamento.

Atualmente, o NEA da UFSC marca presença em 46 municípios do litoral de Santa Catarina, promovendo palestras, cursos, exposições e desenvolvimento de pesquisas que buscam preservar e divulgar a cultura açoriana, e identidades culturais locais. Na edição de Penha, foram anunciadas as candidatas a sediar o próximo Açor: Governador Celso Ramos e Imbituba estão na disputa, segundo informou o professor Bajara.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Ao vivo, Cultura & Entretenimento, Cultura e Lazer

Músicos de Santa Catarina participam do Conexão Autoral

Projeto promovido pelo produtor musical Márcio Pimenta, com apoio do Mundial Rock, conecta artistas da Grande Florianópolis que apostam na música autoral

Cultura e Lazer

Belo apresenta turnê “Belo in Concert” em show na Arena Opus

Cantor desembarca em São José com nova turnê que reúne grandes sucessos da carreira

Cultura e Lazer

Osterfest 2025 recebe mais de 200 mil visitantes e bate recorde de público da história

Evento atraiu turistas do Brasil e do exterior, lotando hotéis em Pomerode e cidades vizinhas durante oito semanas

Cultura e Lazer

Nova tendência de festa matinal chega a Balneário Camboriú

Coffee Party estreia neste sábado no Acaiá Café com música eletrônica, brunch e bem-estar em experiência inspirada nas grandes metrópoles

Cultura e Lazer

Programação do aniversário de Itapema anima o feriadão de Páscoa

Shows gratuitos, atrações culturais e corte do bolo marcam as comemorações dos 63 anos de Itapema durante o feriado prolongado de Páscoa

Mais notícias

Segurança

Suspeito de matar professora estrangulada diz ser colecionador de cadarços

Vítima foi encontrada no dia 28 de abril com sinais de estrangulamento e um cadarço enrolado no pescoço

Geral

Nubank pode mudar de nome? Regra do Banco Central pode afetar marcas de fintechs no Brasil

Intenção é evitar que o consumidor confunda o escopo de atuação de diferentes instituições