O Colégio de Cardeais deu início, nesta quarta-feira (7), ao conclave que escolherá o novo papa da Igreja Católica. O processo começou às 5h (horário de Brasília) com a missa “Pro eligendo Pontifice”, celebrada na Basílica de São Pedro e presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re. A homilia destacou a necessidade de discernimento para a escolha em um momento desafiador para a Igreja.
Após a cerimônia, os 133 cardeais deixaram a Casa Santa Marta em procissão até a Capela Sistina, onde, por volta das 13h, as portas foram fechadas para o início da primeira votação. Para que um papa seja eleito, é necessário atingir dois terços dos votos — ao menos 89. Se não houver consenso, as cédulas são queimadas e uma fumaça preta é emitida. A fumaça branca indicará que o novo líder da Igreja foi escolhido.
📺 Acompanhe ao vivo a escolha do novo papa direto do Vaticano:
A Praça São Pedro opera sob esquema de segurança reforçado, com revistas pessoais e bloqueio de itens metálicos. O conclave continuará com até quatro votações por dia, duas pela manhã e duas à tarde, até que o sucessor de Francisco seja eleito.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Lucas Koerich
Lucas Pasetto Koerich é jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí. Já trabalhou com marketing e está no jornalismo desde 2023. Tem familiaridade com o jornalismo esportivo. Atua no Visor Notícias desde que entrou como estagiário.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade