keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Acompanhe a votação do Impeachment de Carlos Moisés e Daniela Reinehr

O Tribunal Especial de Julgamento realiza nesta sexta-feira (23) a discussão e votação do relatório referente ao pedido de Impeachment do governador Carlos Moisés da Silva (PSL) e da vice Daniela Reinehr (sem partido) no […]

daniela e Moises min Visor Notícias
Divulgação

O Tribunal Especial de Julgamento realiza nesta sexta-feira (23) a discussão e votação do relatório referente ao pedido de Impeachment do governador Carlos Moisés da Silva (PSL) e da vice Daniela Reinehr (sem partido) no caso do reajuste salarial dos procuradores do Estado.

YouTube video

Conforme o roteiro de julgamento aprovado pelo tribunal, após a sessão ser aberta pelo presidente do colegiado, desembargador Ricardo Roesler, haverá a leitura do parecer do deputado Kennedy Nunes (PSD), entregue no dia 7 de outubro e publicado no Diário Oficial da Assembleia no dia 8. Em seguida, os advogados do autor da denúncia, do governador e da vice poderão se manifestar, por quinze minutos cada.

Após a manifestação dos advogados, o relator vai apresentar seu voto, recomendando se a denúncia deve ser deliberada pelo tribunal do impeachment ou se deve ser arquivada. Depois da leitura do voto, os demais julgadores passarão à discussão sobre o parecer.

Nesta etapa da sessão, se algum julgador considerar que são necessários mais esclarecimentos com relação ao voto do relator, poderá ser concedida vista do parecer, para todos os membros do tribunal, pelo prazo de cinco dias. Com isso, a votação do relatório seria adiada para outra sessão, cuja data será marcada pelo presidente do tribunal.

Encerrada a discussão, caso não haja necessidade de esclarecimentos sobre o voto do relator, os deputados e desembargadores passarão à votação do relatório. Para ser aprovado, o documento necessita dos votos favoráveis da maioria simples (seis votos) dos membros do tribunal.

Se o relatório de Kennedy Nunes recomendar o acatamento da denúncia contra Moisés e Daniela e for aprovado pelo tribunal, governador e vice serão intimados do resultado, imediatamente afastados dos cargos por até 180 dias e perderão 1/3 dos vencimentos, que serão devolvidos em caso de absolvição. O primeiro na linha sucessória do Estado, o presidente da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD), também será notificado para que possa assumir interinamente a chefia do Poder Executivo.

O acatamento da denúncia implicará, também, no julgamento de Moisés e Daniela por crime de responsabilidade, que poderá leva-los à perda definitiva dos cargos, em caso de condenação.

Caso o relatório de Kennedy Nunes recomende o arquivamento da denúncia, ou um eventual parecer que recomende o acatamento da denúncia seja rejeitado pelo tribunal, o caso será encerrado e arquivado.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Política

Projetos de lei sobre bebês reborn avançam no Congresso Nacional

Propostas vão de multas por uso indevido a programas de saúde mental e criação do Dia da Cegonha Reborn

Política

Contrato de R$ 22,5 milhões para pavimentação em Itapema é alvo de fiscalização

André de Oliveira apontou falhas na execução dos serviços

Política

Eduardo Leite é lançado pré-candidato à Presidência pelo PSD

Governador do RS se filia ao PSD e é anunciado como pré-candidato ao Planalto em 2026; Saída do PSDB ocorre após 24 anos de trajetória no partido

Política

INSS notificará vítimas de descontos indevidos a partir da próxima terça-feira

Mais de 9 milhões de beneficiários devem confirmar se autorizaram os débitos; devolução dos valores ainda não tem data definida

Política

Câmara aprova urgência para ampliar número de deputados

Projeto prevê criação de 18 novas cadeiras na Câmara, sem impacto orçamentário, segundo o relator; votação pode ocorrer a qualquer momento

Mais notícias

Empregos

Santa Catarina tem menor taxa de desemprego do Brasil no primeiro trimestre

Com 3% de desocupação, SC lidera ranking nacional e supera média brasileira de 7%