keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Abordagem Social, Saúde e Guarda Municipal fazem acolhimento de pessoas em situação de rua em BC

Operação foi realizada nos bairros das Nações, Estados e no centro de Balneário Camboriú

aborda Visor Notícias

A Abordagem Social, juntamente com a Secretaria de Saúde e a Guarda Municipal, realizou na manhã desta terça-feira (12), uma ação de acolhimento de pessoas em situação de rua. A operação foi realizada nos bairros das Nações, Estados e no centro de Balneário Camboriú. Todas as situações já estavam mapeadas pela equipe, ou identificadas a partir de denúncias pelo telefone 156.

As pessoas abordadas (89) foram encaminhadas para o Centro de Convivência na Rua Itália, onde passaram por acolhimento médico, psicológico, fizeram uma refeição e tiveram uma palestra sobre os malefícios da dependência química, com o secretário de Segurança, Antônio Gabriel Castanheira. Dessas, 27 foram internadas em clínica de reabilitação e 30 retornaram para suas casas. “Precisamos olhar para essas pessoas, dando o acolhimento e as opções de elas retomarem uma vida com dignidade, oferecendo a internação e a chance de se reaproximar de suas famílias. Balneário fortalecerá isso, por esse motivo, reforçamos a necessidade de não dar esmola, para não manter essas pessoas na rua”, explica Castanheira.

O presidente do Conselho de Segurança do Bairro Centro de Florianópolis, Rodrigo Marques, acompanhou essa ação de perto. “Balneário Camboriú é referência em abordagem e acolhimento de pessoas em situação de Rua, para outras cidades de Santa Catarina. Existe uma estrutura que poucas cidades maiores tem, para este tipo de situação”, pontuou Rodrigo.

Balanço 2022

De janeiro a março deste ano, 100 pessoas já foram internadas em centros terapêuticos e 300 ganharam passagens rodoviárias para cidade de origem junto à família.

A Abordagem Social, programa da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, faz acolhimento de pessoas em vulnerabilidade em todos os bairros da cidade, 24 horas por dia, e atende no WhatsApp (47) 98839-7075 ou no telefone (47) 3267-7156. É possível solicitar abrigo na Casa de Passagem, que fica localizada na BR-101, km 130 – Bairro Várzea do Ranchinho, ou na sede da Secretaria na Rua Rua Itália, nº 1059.

Como funciona o acolhimento?

Primeiro, equipes da Abordagem Social circulam todos os bairros de Balneário Camboriú com vans e motos, procurando pessoas em situação de rua para fazer o acolhimento. Em seguida, caso consentido, fazem o encaminhamento para a Casa de Passagem, onde a pessoa acolhida receberá banho, roupa e alimento. Depois de se recuperar, ela é conduzida para a assistência social, que pode encaminhá-la para três vertentes: Sistema Municipal de Emprego (SIME), retorno para casa de origem com vínculo familiar ou internação em clínicas terapêuticas.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

Empresária é encontrada morta com sinais de violência na Grande Florianópolis

Mikaella Sagas, de 29 anos, era dona de uma clínica de estética em Biguaçu

Segurança

Discussão por mesa termina em confusão e caso de polícia entre locatárias e dona de casa em Tijucas

Caso envolveu a proprietária de um imóvel e as ex-moradoras da residência

Segurança

Homem é detido após ameaçar familiar e desobedecer PM em Bombinhas

Suspeito estava sob efeito de drogas e resistiu à abordagem dos policiais

Segurança

Dupla sequestra empresário, rouba cofre e o abandona esfaqueado na BR-101 em SC

Criminosos deixaram o empresário ferido após série de facadas na BR-101

Mais notícias

Tempo

Segunda-feira será de frio ao amanhecer e sol em SC

Circulação marítima provoca chuva fraca no Litoral Norte e Grande Florianópolis; temperaturas chegam a -2°C no Planalto Sul

Geral

Projeto de parque de neve indoor é aprovado em audiência pública da Câmara de BC

Empreendimento prevê pista de esqui, resort de luxo e contrapartidas em infraestrutura; proposta segue para votação na Câmara