keyboard_backspace

Página Inicial

Mundo

Asteroide gigante potencialmente perigoso passará perto da Terra

Conforme a Nasa, esse é o maior asteroide que se aproximará do nosso planeta este ano

asteroide Visor Notícias

A Nasa confirmou que na próxima sexta-feira (27), um asteroide de 1,8 km de diâmetro irá passar próximo à Terra. Conforme a informação, o 7335 (1989 JA) é o maior asteroide que se aproximará do nosso planeta este ano. Embora a Nasa tenha classificado o asteroide como “potencialmente perigoso”, ele deve passar a uma distância de quatro milhões de quilômetros da Terra. Em termos práticos, isso é quase dez vezes a distância média entre a Terra e a Lua.

Os cientistas estimam que o asteroide esteja viajando a cerca de 76 mil km/h, ou 20 vezes mais rápido do que uma bala em alta velocidade. Após esse episódio, a rocha não fará outra jornada próxima de nós até 23 de junho de 2055.

Embora a chance do 7335 (1989 JA) atingir a Terra seja extremamente baixa, a Nasa não descarta a possibilidade de uma colisão de asteroides em um futuro próximo. Além de monitorar os NEOs, ela recentemente lançou uma missão para testar se asteroides potencialmente perigosos podem ser desviados de uma rota de colisão com a Terra.

Em novembro de 2021, foi enviada a espaçonave Double Asteroid Redirection Test (Dart), que colidirá de frente com o asteroide Dimorphos, de 160 m de diâmetro, em algum momento entre setembro e dezembro deste ano. A colisão não destruirá o asteroide, mas pode alterar ligeiramente seu caminho orbital

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Mundo

Vídeo mostra momento em que helicóptero cai no rio Hudson em Nova York

Seis pessoas morreram na queda, incluindo duas crianças, segundo autoridades locais

Mundo

Helicóptero cai no rio Hudson, em Nova York; há mortos

Cinco pessoas estavam a bordo; equipes de resgate seguem buscas por sobreviventes

Mundo

Número de mortos em desabamento de boate sobe para 221

Equipes encerram buscas após tragédia histórica

Mundo

Sobe para 124 o número de mortos em desabamento de teto de boate

Estrutura cedeu durante show e deixou mais de 250 feridos

Mundo

Sobe para 113 o número de mortos em desabamento de teto de boate

As equipes de resgate continuam trabalhando na busca por pessoas desaparecidas

Mais notícias

Segurança

Nove pessoas ficam feridas em acidente entre dois carros no Oeste de SC

Colisão ocorreu na rodovia SCT-480, na manhã desta segunda-feira (21)

Geral

Santa Catarina decreta luto de três dias pela morte do papa

Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, decretou luto oficial de três dias no estado em homenagem ao papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira (21)