keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

Santa Catarina registra mais um caso suspeito de hepatite misteriosa

Os casos estão sendo investigados pelas Secretarias de Saúde Municipais de Itajaí e Balneário Camboriú

hepatie Visor Notícias
Foto: Divulgação/Pixabay

Santa Catarina registrou mais um caso suspeito de hepatite misteriosa. O primeiro foi em Itajaí, onde uma criança deu entrada no Hospital Pequeno Anjo. Ela já foi liberada na segunda-feira (9). Já o segundo caso em investigação é de uma adolescente de 16 anos, em Balneário Camboriú. Conforme a SES (Secretaria de Estado da Saúde), a menina apresentava quadro de hepatite aguda, inflamação do fígado, pele e olhos amarelados, náuseas, vômitos, diarreia e dor abdominal.

Segundo a Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) do Estado, o paciente foi inicialmente avaliado em um hospital de Balneário Camboriú, no dia 5 de maio. O adolescente havia iniciado com os sintomas em 29 de abril, como: náuseas, vômito, sonolência, urina de cor escura e febre, além de alterações nas enzimas hepáticas evidenciadas nos exames laboratoriais. Ele aguarda resultado de exames para hepatite do tipo A, sendo negativo para os tipos B e C, além de outros exames complementares. O jovem não precisou ser internado e está sendo acompanhado em casa pela vigilância epidemiológica estadual e municipal.

Os casos foram atendidos conforme fluxo estabelecido na Nota de Alerta nº 07/2022 – CIEVS/DIVE/LACEN/SUV/SES/SC, notificados ao Ministério da Saúde pelo CIEVS. “Assim que tomamos conhecimento dos casos, seguimos o protocolo e informamos imediatamente ao Ministério da Saúde. Além desse procedimento, continuamos acompanhando e prestando apoio aos municípios na investigação dos casos notificados”, informou o médico infectologista do CIEVS, Fábio Gaudenzi. Em nível mundial, diversos estudos estão sendo realizados para verificar possíveis relações da doença com outros vírus.

Os casos estão sendo investigados pelas Secretarias de Saúde Municipais de Itajaí e Balneário Camboriú com apoio da DIVE e do LACEN/SC (Laboratório Central de Santa Catarina) para a realização dos exames laboratoriais necessários. Com informações do ND+.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Saúde

Casos de Febre do Oropouche avançam em SC e acendem alerta ao estado

Distribuição dos casos da doença de maruim revela que metade dos infectados está em Botuverá, quatro em Brusque e um em Luiz Alves

Saúde

Bebê nasce dentro de ambulância em SC

Mãe e bebê foram encaminhados à maternidade com sinais vitais estáveis

Saúde

Pessoas morrem com vírus altamente contagioso no Brasil

A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) atinge principalmente crianças

Saúde

Itajaí expande vacinação contra gripe para toda a população

A vacinação ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município

Saúde

Menina de 4 anos morre de meningite bacteriana em cidade do Litoral Norte de SC

A criança, que estava internada desde o último sábado (27), teve morte cerebral decretada pelos médicos nesta quarta-feira (1º)

Mais notícias

Trânsito

Entenda o que é o DPVAT e o motivo dele ser obrigatório novamente

Após sua suspensão em 2020, um novo projeto de lei foi introduzido no Congresso Nacional para reativá-lo

Famosos

Neymar envia aeronaves para ajudar o Rio Grande do Sul

"Ajudar nunca é demais, independente da sua condição financeira, o que importa é o que você carrega no coração", diz o jogador nas redes sociais