keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

Hepatite misteriosa em crianças faz Governo de SC emitir alerta para cidades

Hepatite misteriosa em crianças tem despertado a atenção de autoridades de Saúde por todo o mundo

hepatite Visor Notícias
Foto: Pixabay/Divulgação

O Governo de Santa Catarina está em alerta quanto aos casos de hepatite aguda grave, de causa desconhecida, que está sendo registrado em crianças de vários países. O Ministério da Saúde está monitorando sete casos suspeitos da doença no Brasil, sendo três no Paraná e quatro no Rio de Janeiro. Por conta dessa situação, a Secretária de Estado da Saúde, emitiu uma nota aos municípios catarinenses na última semana.  

O documento orienta os serviços de saúde do Estado para permanecerem em alerta quanto aos pacientes menores de 16 anos com hepatite aguda, em que o diagnóstico não seja das hepatites A, B, C, D ou E, e com início dos sintomas desde 1º de outubro de 2021.

Esses pacientes são considerados como caso suspeito para a doença. Segundo a SES, para casos em que a pessoa de qualquer idade com hepatite aguda for um contato próximo a algum caso provável, com início dos sintomas desde 1º de outubro de 2021, o monitoramento também deve ser feito.

Nas duas situações, os casos devem ser comunicados imediatamente para o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) e amostras devem ser coletadas no início dos primeiros sintomas para serem encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública de Santa

O que é essa doença?

A hepatite misteriosa em crianças tem despertado a atenção de autoridades de Saúde por todo o mundo e ao menos 169 casos foram relatados em 11 países até o dia 21 de abril.  Os pacientes que estão no Reino Unido, Espanha, Israel, Estados Unidos, Dinamarca, Irlanda, Holanda, Itália, Noruega, França, Romênia e Bélgica têm entre 1 mês e 16 anos de idade. Na última quarta-feira (4), o primeiro caso da doença na América Latina foi confirmado em uma criança de 8 anos, na Argentina. Segundo o Ministério da Saúde do país, o paciente está sendo tratado na cidade de Rosário. 

No dia 5 de abril, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi notificada sobre 10 casos de hepatite aguda grave com origem desconhecida, após crianças de 11 meses a 5 anos terem tido a doença na Escócia. Entre esses casos, nove pacientes começaram a ter os sintomas em março e um deles, em janeiro de 2022.

O que se sabe sobre a doença 

De acordo com a Secretaria de Saúde de Santa Catarina, entre os casos identificados, a síndrome clínica trata-se de hepatite aguda, ou seja, inflamação no fígado. Muitos pacientes relataram sintomas como dor abdominal, diarreia e vômitos antes do diagnóstico de hepatite aguda grave e aumento dos níveis de enzimas hepáticas e icterícia (coloração amarelada na pele, olhos e/ou mucosa). Segundo a SES, a maioria dos pacientes não teve febre e os vírus comuns que causam hepatite viral aguda (vírus da hepatite A, B, C, D e E) não foram detectados em nenhum desses casos.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Com informações da NSC

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Saúde

Itapema envia profissionais de saúde para ajudar no atendimento às vítimas das enchentes do RS

Quatro profissionais da saúde foram designados para reforçar o atendimento à população em Arroio do Meio

Saúde

Primeira cirurgia ortopédica de realidade mista é realizada por médico catarinense

A tecnologia possibilitou ao médico uma visualização tridimensional da área do procedimento por diferentes ângulos

Saúde

Santa Catarina auxilia transporte de medula óssea do Canadá para o RS

A doação originária do Canadá chegou via voo comercial ao Aeroporto Hercílio Luz

Saúde

Medula óssea é enviada do Canadá para paciente no RS

A medula foi coletada por um profissional da saúde catarinense, que a está trazendo para o Brasil em um voo comercial

Saúde

Porto Belo amplia frota de veículos para a Secretaria de Saúde

Nesta segunda-feira (6), foi realizada uma cerimônia simbólica para a entrega dos veículos

Mais notícias

Geral

Medicamento de mais de R$ 1 milhão é transportado ao RS

Operação Asas Solidárias completou nesta quarta-feira (08) 110 voos e 55 toneladas de doações entregues

Tempo

Massa de ar frio traz previsão de temperaturas baixas para o RS

Sistema começa a atuar na noite desta quarta-feira (08)