keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Trabalhadores do Pernambuco são resgatados em condições análogas à escravidão

Suspeita é que a mulher e os três homens foram aliciados com falsas promessas de emprego,

16401074164630 Visor Notícias

Quatro trabalhadores de Ouricuri (PE) foram resgatados em condições idênticas à escravidão em Bom Retiro, na Serra catarinense. Segundo a SIT (Subsecretaria de Inspeção do Trabalho), eles viviam nos fundos de um estabelecimento comercial em condições precárias.

A suspeita é que a mulher e os três homens foram aliciados com falsas promessas de emprego, moradia e alimentação e levados para produtores de cebola e maçã da região por intermédio de um homem. Uma menina de 14 anos, filha da trabalhadora, também estava entre o grupo. O resgate aconteceu no dia 7 em uma operação comandada por auditores fiscais do trabalho, pela PRF (Polícia Rodoviária Federal), MPT (Ministério Público do Trabalho) e DPU (Defensoria Pública da União).

Na viagem, as autoridades verificaram que o alojamento era composto de três cômodos, sendo dois quartos e um banheiro, e apresentava condições precárias de conservação, higiene, segurança e conforto. Além disso, notaram que o banheiro não possuía porta, prejudicando a preservação da privacidade dos empregados, e em um dos quartos dormia a trabalhadora, sua filha, seu companheiro e outro trabalhador. O quarto residia em outro cômodo nas mesmas condições.

Segundo os fiscais, no local não existia também espaço adequado para higienização dos utensílios de cozinha e das roupas dos trabalhadores, que eram lavados na pia do banheiro, bem como para o armazenamento, o preparo e a tomada das refeições. Tudo era feito dentro do quarto.

Além da falta de condições de segurança, saúde e higiene no alojamento, nenhum dos trabalhadores tinha vínculo empregatício formalizado. A situação, então, foi configurada como tráfico de pessoas para fins de exploração do trabalho em condição análoga a de escravo.

Ainda conforme os fiscais, o transporte diário do grupo entre o alojamento e os locais de trabalho era realizado pelo homem que os aliciou em veículos particulares. Além disso, os produtores que utilizam a mão de obra deles realizavam os pagamentos dos salários diretamente ao suspeito, que descontava as despesas com o aluguel do alojamento e a alimentação dos trabalhadores.

Conforme o auditor-fiscal do trabalho André Dourado, que coordenou uma operação, eles não conhecimento exato dos valores que deviam, já que não recebiam as notas fiscais relativas aos descontos.

Empregador é notificado

Após ter sido notificado pelos auditores fiscais do trabalho, o empregador realizou o pagamento parcial das verbas rescisórias devidas aos trabalhadores. Já os demais valores serão em parcelas mensais por meio de depósitos em conta bancária, tal como ficou acordado com a Defensoria Pública da União no TAC (Termo de Ajuste de Conduta) assinado.

Em paralelo, um auditoria-fiscal do trabalho emitiu como guias de seguro-desemprego do trabalhador resgatado, que deu às vítimas o direito de receber três parcelas de um salário-mínimo (R $ 1.100,00) cada. Como um dos desdobramentos da fiscalização, o empregador também assinou TAC perante o MPT, por meio do qual se comprometeu a sanar como irregularidades trabalhistas encontradas e a pagar indenização a título de danos morais coletivos.

Fiscalização de outros estabelecimentos rurais

Durante a mesma operação foram fiscalizadas outras seis fazendas de produção de cebola localizadas na zona rural do município de Ituporanga (SC).

Em duas delas havia trabalhadores sem registro. O GEFM também constatou irregularidades relativas à área de saúde e segurança do trabalho, tais como a falta de fornecimento de EPIs e exames de médicos admissionais.

As irregularidades constatadas durante toda a operação ensejarão a lavratura de aproximadamente 50 autos de infração.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: ND+

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

Passageiro é morto com tiro na cabeça após motorista buzinar no trânsito

Crime aconteceu após discussão no trânsito; vítima foi socorrida mas não resistiu ao ferimento na cabeça

Segurança

Tubulação de mineradora rompe e assusta moradores de Brumadinho

Vazamento fechou ponte e causou acúmulo de água em estrada próxima a uma mina

Segurança

Enfermeiro é flagrado abusando de paciente em coma

Acusado de 31 anos teria sido flagrado com a boca nas partes íntimas da vítima

Segurança

Motorista morre dois dias após acidente na BR-280 em Mafra

Claudir Sarnowski, conhecido como Didio, de 44 anos, não resistiu aos ferimentos após colisão entre caminhonetes

Segurança

Quem era o eletricista que morreu após choque elétrico em Balneário Camboriú

Trabalhador realizava manutenção em um ar-condicionado quando sofreu a descarga elétrica

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Termo de Cooperação reforça fiscalização e segurança no mercado imobiliário

Acordo entre MP, CRECI-SC, ACIESC e cartórios pretende combater irregularidades e proteger consumidores

Saúde

SC está entre os estados com maior cobertura vacinal da gripe

Estado aplicou mais de 520 mil doses e superou a média nacional