Lagartos não são venenosos, de acordo com o biólogo, e foram devolvidos à natureza logo após os resgates
Na segunda-feira (13), moradores de Jaraguá do Sul encontraram dois lagartos com a aparência de cobra. Eles confundiram os animais achando que se tratavam de serpentes, mas eram cobras-de-vidro (Ophiodes fragilis), uma espécie de lagarto com pequenas patas e cauda longa. As informações são do g1.
O primeiro resgate foi realizado na tarde de segunda-feira e registrado em vídeo pelo biólogo Christian Raboch, da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama). O segundo aconteceu na manhã de terça-feira (14).
“Um morador ligou, falou que tinha uma cobrinha atrás de casa, mas chegando lá vi que era uma cobra-de-vidro, que é um lagarto. Agora pela manhã também, uma moradora ligou e disse que tinha uma cobra no jardim e cheguei ali e vi que era uma cobra-de-vidro no meio da grama”, disse o biólogo ao g1. Raboch conta que a presença do animal não é incomum em Jaraguá do Sul. No entanto, eles acabam sendo mortos porque são confundidos com cobras.
Conheça mais sobre a cobra-de-vidro
Os lagartos não são venenosos, de acordo com o biólogo, e foram devolvidos à natureza logo após os resgates. Eles têm hábito diurno e se alimentam principalmente de insetos. A pata traseira são resquícios de um processo evolutivo.
Segundo Raboch, o nome do animal é cobra-de-vidro porque a cauda se solta quando ele se sente ameaçado. Com isso, o predador pega a cauda e o animal consegue escapar durante um ataque.“Essa é uma estratégia de defesa utilizada pelos lagartos, lagartixas”, explicou.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.