keyboard_backspace

Página Inicial

Animal

Cuidado: Em 12 dias quatro serpentes mais venenosas do Brasil foram capturadas em SC

Bombeiros de três cidades da região capturaram quatro corais-verdadeiras

cobra coral Visor Notícias
Foto: Divulgação/Bombeiros

O número de registros envolvendo cobras-corais em Santa Catarina tem chamado a atenção nos últimos dias. Só no Vale do Itajaí, entre 21 de outubro e 1º de novembro, os bombeiros de três cidades da região capturaram quatro corais-verdadeiras, as Micrurus corallinus. Segundo os biólogos, trata-se da espécie mais venenosa no Brasil.

Uma dessas serpentes apareceu no quintal de uma casa em Ibirama. Foi a gatinha de estimação da família que alertou para a presença do animal. De acordo com os socorristas, a cobra media quase um metro de comprimento.

Na semana passada outra coral verdadeira surgiu na garagem de um imóvel na cidade de Vitor Meireles. A serpente tinha cerca de 45 centímetros e assustou os moradores, que chamaram os bombeiros para fazer a captura e levar o animal ao local adequado.

No começo deste mês, outra cobra-coral estava na calçada de uma casa no Centro de Ibirama. A foto mostra o tamanho do bichinho. Em Timbó, no bairro Estados, nova ocorrência do gênero. Em nenhum dos casos houve feridos.

Apesar de ser peçonhenta, menos de 1% dos acidentes domésticos acontecem com cobras dessa espécie. O motivo é que elas não dão o bote. “Os acidentes geralmente ocorrem quando as pessoas tentam manusear ou pegam/pisam nesse animal sem ver”,  explica o biólogo Christian Raboch, especialista em serpentes.

Mas por que tantas?

De acordo com Raboch, em entrevista ao AN, as cobras são répteis que têm sangue frio. E a temperatura do corpo do animal pode variar conforme o clima. No inverno, elas ficam entocadas esperando o tempo esquentar, mas agora o cenário é outro.

“A temperatura está mais quente e, consequentemente, esquenta o metabolismo dos animais. Aí elas começam a sair para procurar parceiros e se reproduzir e animais para comer. Por isso, aparecem na casa das pessoas’, diz.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Animal

VÍDEO: Onça-pintada ataca jacaré de forma impressionante no Pantanal

Registro feito por fotógrafo Bertie Gregory viraliza nas redes sociais

Animal

VÍDEO: Cachorro surpreende motoboy após se esconder atrás de carro

O vídeo foi publicado no TikTok por Rafael Santos, que registrou o cão espiando atentamente o rapaz

Animal

Cachorro é resgatado após cair em cachoeira em SC

Corpo de Bombeiros resgatou animal que caiu de uma altura de 30 metros

Animal

Cachorros abandonados estavam ilhados no Oeste

Felizmente, os cinco cães foram resgatados e estão em um lar temporário em Chapecó

Animal

Vivapark Porto Belo terá Feira de Adoção neste sábado (04)

Ação tem como objetivo encontrar novos lares para animais resgatados de situação de rua ou maus tratos

Mais notícias

Segurança

Desmanche de veículos é descoberto e suspeito é preso em flagrante no Sul de SC

A operação ocorreu na noite de segunda-feira (6) no bairro Rio Maina, Criciúma