keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Fenômeno La Niña poderá causar temporais mais intensos em SC

Granizo, ventos fortes e temporais mais intensos. O próximo verão deve registrar um número maior de tempestades

sao jose chuva 800x450 1 Visor Notícias
Foto: Michael Gonçalves/ND

Granizo, ventos fortes e temporais mais intensos. O próximo verão deve registrar um número maior de tempestades por conta do fenômeno global La Niña.  A previsão da Epagri/Ciram indica, porém, que a chuva deve ser um pouco abaixo da média em algumas regiões do Estado, nos meses de novembro, dezembro e janeiro. Segundo o órgão Epagri/Ciram, os acumulados de chuva devem ser menores no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul neste trimestre, mas nada prejudicial à agricultura.

“Mesmo assim não será o pior cenário para o Estado. Longe da forte estiagem e escassez de chuva que tivemos desde o final do ano passado”, garante. O meteorologista explica que apesar do aumento do número de temporais, não há a elevação do volume das chuvas. A previsão foi discutida na reunião do Fórum Climático Catarinense, no fim de outubro. A chuva deve ocorrer com totais mais significativos em curto intervalo de tempo.

“A chuva vai ser relativamente frequente, não vai ter espaçamentos muito grandes como tivemos em boa parte desse ano, com 15, 20 dias sem chuvas significativas”, diz. Assim, a probabilidade é que os próximos meses sejam com uma sequência de dias com vários períodos de precipitação.

Já no Vale do Itajaí e Litoral catarinense, a chuva deve ficar um pouco acima da média, mas também nada que chame a atenção. E é justamente isso que o La Niña provoca: mais ou menos chuvas em determinadas áreas. Em 2020, o fenômeno diminuiu o volume de chuvas no Estado. Média das chuvas

Conforme a Epagri/Ciram, a segunda quinzena de dezembro é mais chuvosa em relação à primeira. A precipitação se concentra especialmente à tarde e à noite, em forma de pancadas passageiras, típicas de verão. A média mensal em dezembro e janeiro varia de 140 a 200 mm no Estado.

Em novembro, a média de chuvas no Meio-Oeste e Oeste é em torno de 140 a 200 mm. No Litoral, Planaltos e Vale do Itajaí, a precipitação é de 140 a 160 mm, ou seja, uma diferença de 40 mm, o que é considerado alto. O mês de dezembro será mais chuvosos no Litoral do que no Oeste, o que é considerado normal. Em janeiro chove em todas as regiões, mas especialmente no Litoral Norte catarinense.

Temperaturas durante o verão

O La Niña provoca o resfriamento das águas do oceano Pacífico na linha do Equador, entre a Indonésia e o Peru. Dessa forma há interferência de massas de ar, tanto quentes quanto frias, provocando variação nas temperaturas

Mas não é apenas o fenômeno que age de forma isolada. A circulação marítima, ou seja, o transporte de umidade do mar para continente, e a ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), favorecem dias com mais nebulosidade e chuva frequente no Litoral e Vale do Itajaí, especialmente em janeiro.

A temperatura deve permanecer na média para o período. Durante a madrugada e amanhecer, as temperaturas mais baixas podem provocar geada fraca nas áreas altas do Planalto Sul, mesmo de que forma isolada.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Com informações do ND+

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

Tempo firme predomina em Santa Catarina com sol e calor nesta terça-feira

As máximas devem alcançar os 29°C no Oeste e no Litoral Sul, enquanto nas demais regiões ficam próximas de 26°C

Tempo

Sol predomina em SC nesta terça com tarde abafada

Temperaturas sobem após manhã fria e podem chegar a 29°C no Oeste e Litoral Sul; há chance de chuva isolada à noite

Tempo

Sol predomina e temperaturas sobem em Santa Catarina nesta segunda-feira

Frio pela manhã dá lugar ao calor à tarde em diversas regiões do estado

Tempo

Semana começa com sol e temperaturas em elevação em SC

Estado terá dias de tempo firme, com manhãs frias e tardes quentes

Tempo

Domingo será de sol e tempo firme em Santa Catarina

Alta pressão mantém o tempo estável no estado, com nevoeiros ao amanhecer, temperaturas amenas e máximas que podem chegar a 28°C no Extremo Oeste

Mais notícias

Geral

Horóscopo do dia: confira o que os astros revelam para você nesta terça-feira (06/05)

O dia reserva boas oportunidades em áreas como trabalho, finanças e relacionamentos, com destaque para o impacto positivo de Vênus e da Lua Crescente

Tempo

Tempo firme predomina em Santa Catarina com sol e calor nesta terça-feira

As máximas devem alcançar os 29°C no Oeste e no Litoral Sul, enquanto nas demais regiões ficam próximas de 26°C