keyboard_backspace

Página Inicial

Mercado Imobiliário

Setor da construção civil reclama da onda de furtos de fios e cabos elétricos

Sinduscon de Itajaí enviou ofício pedindo providências da Polícia Militar e ação contra receptadores

700 61672ff5f0cc6 Visor Notícias

A onda de furtos de fios e cabos elétricos está preocupando os empresários da construção civil de Itajaí. O problema que é registrado em quase todo o Litoral de Santa Catarina e que é patrocinado, na maioria das vezes, por dependentes químicos, interessados em vender o material para comprar drogas, vem causando prejuízo significativo ao setor, segundo alertou o presidente do Sinduscon da Foz do rio Itajaí, Bruno Pereira. O sindicato enviou expediente às autoridades de segurança pública pedindo que sejam tomadas providências para o controle da situação. O ofício também foi assinado pela Associação Intersindical Patronal de Itajaí.

“Temos recebido comunicados frequentes de empresas associadas sobre furtos de materiais de cobre nas construções. Sabemos que ocorrem com o intuito de venda no mercado ilegal por conta do alto preço deste metal” destacou o presidente do Sinduscom. No expediente ao comando da Polícia Militar, ele pede, em nome da entidade, o patrulhamento mais ostensivo dentro da cidade, além de ações específicas direcionadas, tais como vistorias em espaços de reciclagem e sucata para fiscalização de materiais existentes. Acredita que, com menos receptadores, não haverá para quem os responsáveis pelos furtos venderem os produtos.

O dirigente explicou que até as sedes da Intersindical e do Sinduscon foram invadidas e por mais de uma vez. O objetivo dos agentes era a remoção de fios e cabos para a queima e posterior revenda. “Atualmente, mesmo com a instalação de sistemas de alarme e monitoramento nas obras, os furtos seguem crescendo”, destacou.

Enxugando gelo

Um dos problemas para as autoridades de segurança é a impossibilidade de fazer a internação compulsória de pessoas em situação de rua que não aceitam tratamento contra a dependência química. A legislação também costuma devolver autores de pequenos furtos para as ruas, o que contribui para a manutenção do círculo vicioso de pequenos furtos para o sustento da compra da droga. As prefeituras, não somente de Itajaí, mas de todo o litoral, estão empenhadas em oferecer oportunidades para que o maior numero de pessoas possível e que assim desejarem, possam sair do mundo das drogas. Ao mesmo tempo, entidades empresariais e representativas da sociedade, cobram ações mais efetivas para a melhoria das condições de segurança e alertam para o recrudescimento do problema com a chegada do verão. Atualmente, as ações contra os receptadores, reduzindo o mercado para os fios e cabos roubados, se apresenta como a melhor saída para o problema.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Mercado Imobiliário

Tecnologia do concreto protendido chega em Porto Belo

Concreto tradicional leva 28 dias para ter todo o processo finalizado; Já o concreto protendido pode ser concluído em até 7 dias

Mercado Imobiliário, Segurança

De elevador inteligente a novidades para colocar pisos; Tecnologias na construção civil são apresentadas em BC

Aplicativo para acompanhamento e gestão da obra, elevadores inteligentes com cabines modernas até equipamentos que facilitam a vida do trabalhador no dia a dia da obra

Mercado Imobiliário

Construtora aposta em lançamento com vista para paraíso intocado de Itapema

O West Park Urban Habitat oferece uma experiência única entre o mar e a natureza

Mercado Imobiliário

‘Feira Construir Aí’ realizará sua 3ª edição em agosto no Expocentro de Balneário Camboriú

Assim como a edição anterior, que contou com mais de 15 mil visitantes altamente qualificados, a entrada é gratuita, inclusive para as palestras

Mais notícias

Tempo

Frente fria avança em SC e deve levar chuva ao Litoral Norte

As temperaturas também devem cair, veja quando: