keyboard_backspace

Página Inicial

Mercado Imobiliário

Vídeo: Juros mais altos colocam o setor da construção civil em alerta

Mesmo que as empresas do Litoral de SC não dependam 100% do crédito, as vendas nessa modalidade podem fazer falta. O assunto é destaque no programa Mercado Imobiliário SC desta semana

setor da 790x444 24032020131338 Visor Notícias

A busca por imóveis novos ou por investimentos mais sólidos, especialmente durante a pandemia, foi determinante para o aquecimento do setor da construção civil ao longo dos últimos meses. Este movimento contou não apenas com a nova percepção e importância das pessoas para com a moradia como “lugar seguro”, mas também com os baixos níveis da taxa básica de juros (Selic), que em agosto de 2020 chegou ao menor patamar histórico de 2% ao ano. Mas agora com a alta dos juros, aliada à alta dos preços dos materiais, uma luz amarela já acendeu no setor. Não que o Litoral Catarinense seja dependente do financiamento imobiliário, mas as vendas nessa modalidade podem fazer falta se a situação persistir.

Com a elevação da Selic, em um movimento iniciado pelo Banco Central (BC) em março deste ano, como forma de tentar conter a inflação – que já chega a 10,25% nos últimos 12 meses, segundo o IBGE -, há o encarecimento do crédito e, por consequência, do financiamento habitacional no País.

Para contextualizar, na reunião de março, o Comitê de Política Monetária (Copom) elevou a Selic para 2,75% ao ano, depois de ficar seis anos sem aumentá-la. Já em maio, para 3,5% ao ano. Depois em junho, agosto e setembro, subiu para 4,25% ao ano, 5,25% ao ano e 6,25% ao ano, respectivamente. E agora, na sétima reunião, houve novo aumento, chegando a 7,75%, e as sinalizações são de continuidade no movimento ascendente, devendo a taxa ser elevada novamente em 1,5 ponto percentual na próxima reunião do órgão, em dezembro, chegando a 9,25%.
Com isso, a taxa está no nível mais alto desde outubro de 2017, quando era de 8,25% ao ano. E, embora a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) mantenha a projeção de crescimento do setor em 5%, o que seria o maior crescimento dos últimos 10 anos, o movimento já preocupa tanto o setor produtivo como representantes do mercado imobiliário.

Neste sentido, os juros já começam a se apresentar como preocupação entre os empresários do setor. Conforme a Sondagem Indústria da Construção, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com o apoio da Cbic (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), enquanto no segundo trimestre de 2021 o problema era apontado por menos de 10% dos empresários consultados, no terceiro trimestre já foi citado por 16%. O crédito mais caro, afasta o comprador, especialmente o de menor poder aquisitivo e pode influenciar também no custeio das obras.

O alerta dos juros é um dos destaques do Mercado Imobiliário SC desta semana

Acompanhe o programa completo

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias com informações do Jornal do Commércio

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Mercado Imobiliário

Cidade dos Lagos avança em Porto Belo e recebe visita de secretário de Estado

Projeto prevê nova ligação viária com Tijucas e Itapema e complexo esportivo em parceria com Neymar Jr

Mercado Imobiliário

Amyr Klink estrela campanha de construtora do Litoral Norte

Navegador representa valores de planejamento e superação na ação Novo Luxo, criada para destacar imóveis de alto padrão em Itapema

Mercado Imobiliário

Termo de Cooperação reforça fiscalização e segurança no mercado imobiliário

Acordo entre MP, CRECI-SC, ACIESC e cartórios pretende combater irregularidades e proteger consumidores

Mercado Imobiliário

Florianópolis é a terceira cidade mais procurada para imóveis de alto padrão em 2024

Capital catarinense é a terceira mais procurada do país para imóveis de médio e alto padrão

Mercado Imobiliário

Mercado de imóveis de luxo cresce e atrai novos investidores

Setor de alto padrão registra aumento de vendas e se adapta a consumidores que buscam conforto, privacidade e exclusividade

Mais notícias

Geral

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 11 milhões

Próximo sorteio será no sábado (3)

Segurança

Sequestrador é condenado após extorquir vítima com maquininha de cartão

Homem foi sentenciado a oito anos de prisão por extorsão mediante sequestro