keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Nova espécie de escorpião em SC; Vigilância faz alerta para população

Foram encontrados cinco escorpiões, um adulto e quatro filhotes, num estabelecimento

hna 1 Visor Notícias

A Vigilância em Saúde Ambiental de Chapecó está orientando a população para tomar cuidado com uma nova espécie de escorpião que foi encontrada no município, nesta semana. O Tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião-amarelo, é um escorpião típico do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil. É a principal espécie que causa acidentes graves, com registro de óbitos, principalmente em crianças. Possui as pernas e a cauda amarelo-claro e o tronco escuro.

Segundo o biólogo da Vigilância em Saúde Ambiental do município, Junir Lutinski, foram encontrados cinco escorpiões, um adulto e quatro filhotes, num estabelecimento na região Sul da Cidade. Ele acredita que o animal, que nunca tinha sido visto em Chapecó, tenha vindo no transporte de mercadorias, em caixas ou pallets.

escorpiao 2 Visor Notícias

“Já tínhamos o registro de pelo menos outras duas espécies, com menos potencial de acidente, mas o escorpião amarelo é a primeira vez. Esta é uma das espécies mais importantes do ponto de vista de saúde pública, pois é uma espécie das mais peçonhentas. Por isso recomendamos cuidado no manuseio de produtos, frutas e verduras, no quintal, na horta, ao mexer em entulhos, tijolos e pedras. Também dentro de casa, ao mexer em móveis. O escorpião tem hábitos noturnos e pode passar despercebido”, disse Lutinski.

Ele também recomenda manter camas e berços afastados da parede, pois o escorpião e também outras espécies, como aranhas, podem subir na parede e cair na cama, causando acidentes. Na quinta-feira, dia 28, duas biólogas da Secretaria de Estado da Saúde, uma bióloga da Vigilância em Saúde Ambiental do município e Agentes de Combate a Endemias fizeram uma varredura próximo ao local onde foram encontrados os escorpiões, fazendo também a orientação para a população. Quem avistar um escorpião deve ligar para a Vigilância, nos telefones (49) 3319-1404 ou 3319-1407. Quem for picado deve buscar atendimento em uma unidade de saúde o mais rápido possível.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Com informações do Oeste Mais

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

Homem é preso após agredir esposa com um garfo em Itapema

De acordo com a guarnição, o agressor ainda estava com o garfo em mãos quando os policiais chegaram

Segurança

Casal tenta furtar bebidas utilizando carrinho de bebê em Balneário Camboriú

Flagrante revelou que a dupla cometeu furtos semelhantes dias atrás

Segurança

Mulher é morta com golpes de chave inglesa na cabeça no Oeste de SC

Mulher havia recebido áudios com ameaças de morte do companheiro

Mais notícias

Geral

Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena 2718

Prêmio acumulado pagará R$ 6,5 milhões nesta terça-feira (30)