keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Lei dispensa licença para uso de vegetação derrubada por temporais em SC

A norma possibilita a dispensa de licença ambiental para a remoção e utilização de vegetação morta ou caída, danificada ou que coloque em risco o patrimônio ou vida, em razão de vendavais, tornados, ciclones

ciclone arvore Visor Notícias
Divulgação

O governador Carlos Moisés da Silva (sem partido) sancionou na última terça-feira (21) duas leis, ambas de autoria parlamentar, relacionadas ao meio ambiente. As normas foram publicadas no Diário Oficial do Executivo, na edição de quarta-feira (22), e já estão em vigor.

A Lei 18.211/2021, fruto de um projeto de lei do deputado Coronel Mocellin (PSL), altera o Código Estadual de Meio Ambiente para autorizar, em caráter excepcional, a remoção e a utilização de vegetação afetada por fenômenos climáticos. A norma possibilita a dispensa de licença ambiental para a remoção e utilização de vegetação morta ou caída, danificada ou que coloque em risco o patrimônio ou vida, em razão de vendavais, tornados, ciclones.

A remoção não poderá ser efetuada para fins econômicos. A legislação permite também que a retirada da vegetação poderá ser feita sem licença ambiental para desobstruir ações cotidianas, devendo conter autodeclaração do proprietário do imóvel e imagens que comprovem a urgência da remoção.

Já a Lei 18.214/2021 institui o Dia Catarinense da Abelha, a ser comemorado em 20 de maio. O objetivo da data é conscientizar a sociedade sobre a importância desse inseto para a preservação do meio ambiente e para a agricultura. O autor do projeto que deu origem à lei é o deputado Padre Pedro Baldissera (PT).

Homenagem a empresário
Também foi transformada em lei a homenagem aprovada pela Assembleia Legislativa ao empresário Júlio Tedesco, morto em fevereiro deste ano. Conforme o texto da Lei 18.212/2021, o homenageado dará nome ao Centro de Eventos de Balneário Camboriú.

Júlio Tedesco foi responsável por vários empreendimentos turísticos em Balneário Camboriú, como o Parque Unipraias.

A iniciativa da homenagem partiu do deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB). As deputadas Paulinha (sem partido) e Ana Campagnolo (PSL), além do deputado Nazareno Martins (PSB), também apresentaram projetos com o mesmo propósito.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Política

Como justificar ausência nas eleições 2024 pela internet

Passo a passo para evitar multas e sanções legais

Política

Morre deputada Amália Barros, vice-presidente do PL Mulher

Parlamentar lutava pelos direitos das pessoas com visão monocular

Política

Senado aprova texto-base do novo DPVAT

A proposta foi aprovada após uma votação de 41 votos a favor, 28 contra e nenhuma abstenção

Política

Deputado Emerson Stein (MDB) faz primeiro pronunciamento após ser alvo da Operação Mensageiro

Na ação foram apreendidos documentos, um celular pessoal e um de trabalho e um notebook

Mais notícias

Tempo

Defesa Civil emite Alerta Laranja para Santa Catarina

Este é um indicativo de alto risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra

Política

Como justificar ausência nas eleições 2024 pela internet

Passo a passo para evitar multas e sanções legais