keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Gasto médio no Dia das Crianças deve crescer 13,8% em SC

Os dados são apurados em sete cidades do Estado para traçar o perfil do consumidor no período e preparar o empresário do setor com informações relevantes

16327427567120 Visor Notícias
Fernando Frazão/Agência Brasil

A procura por presentes para o Dia das Crianças deve movimentar as lojas de brinquedos, roupas e calçados nas próximas semanas em Santa Catarina. Conforme a Pesquisa de Intenção de Compras realizada pela Fecomércio/SC, 67,9% dos consumidores devem escolher os itens na semana da data e 21% até duas semanas antes.

Os dados são apurados em sete cidades do Estado para traçar o perfil do consumidor no período e preparar o empresário do setor com informações relevantes, como gasto médio, principais formas de pagamento, tipos de presentes, local de compras, percepção sobre a situação financeira, entre outros.

A pesquisa indica que os consumidores estão mais atentos aos preços neste ano- 36,9% afirmaram que será o diferencial na hora de escolher o estabelecimento, alta de 7,9 p.p em comparação a 2020 (29,0%). Os entrevistados relataram que estão em situação financeira igual (38%) e melhor (36%) ao ano anterior, mas ainda 25% declararam estar em situação pior.

“A expectativa é de gasto médio maior este ano em relação a 2020, mas ainda não deve superar os valores pré-pandemia por conta das incertezas econômicas e a alta dos preços, que diminui o poder de compra. Além de aquecer o comércio, a data também movimenta outros setores. Muitas famílias optam por comemorar o dia com atividades ao ar livre (15,6%), parque de diversões (8,2%) e almoço na casa de familiar (7%)”, comenta o vice-presidente da Fecomércio/SC, Emílio Rossmark Schramm.

Destaques

– Gasto médio de R$ 196,82, acréscimo de 13,8% diante do ano anterior. Em termos reais, considerada a inflação acumulada em 12 meses (9,68%), o resultado também é positivo (3,75%), mas permanece inferior aos níveis pré-crise.

– 81% dos entrevistados devem realizar pesquisa de preço, alta de 7,9 p.p diante de 2020, em lojas (51,7%) e na internet (27,9%).

– Comércio de rua deve ser o destino de compras da maioria dos catarinenses (62,5%). Shoppings (19,9%) e Internet (12,1%) estão em 2º e 3º lugar.

– Lista de presentes é liderada por brinquedos (54,2%), vestuário (25,8%) e calçado (6,8%).

– Quase sete em cada dez não pretendem fazer as compras acompanhados das crianças.

A pesquisa foi realizada com 1.126 pessoas, no período entre os dias 24 de agosto até 06 de setembro, nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Santa Catarina exportou 60,5 mil toneladas de carne suína em abril

Alta de 14% em relação ao mês anterior representa melhor desempenho do ano

Economia

Gigante têxtil de SC conquista prêmio de ecologia com grande produção de energia solar

A empresa criou um dos maiores sistemas de energia solar de Santa Catarina

Economia

Crescimento econômico de SC supera média nacional

Economia catarinense cresce 5,1% em fevereiro

Mais notícias

Segurança

Hilux furtada em Itapema é localizada com placas falsas

O motorista confessou estar transportando o veículo de Itajaí até Londrina/PR como parte de um acordo remunerado