O celular facilitou a vida em muitos sentidos. Mas, com ele, muitos problemas também surgiram. Com o uso cada vez mais intenso dos aparelhos, seja para trabalhar, redes sociais, paqueras e serviços, ficar bastante tempo no celular é algo que já faz parte de muitas pessoas. Mas, pouca gente sabe, que a forma como nos inclinamos para olhar as telas de celular é errada e por causar uma síndrome chamada text neck (‘pescoço texto’, em português).
Esse problema atinge a coluna cervical e pode trazer alterações irreversíveis na curvatura da coluna. A projeção da cabeça, que é sutil e mal percebemos, também é responsável por dor cervical crônica, torcicolos recorrentes, hérnia de disco cervical, bicos de papagaio, entre outros.
“Fletir a cabeça para a frente e, consequentemente, a coluna cervical traz mais pressão à parte anterior dos discos intervertebrais, o que pode gerar dano a essas estruturas. Nossa coluna não é reta, existem curvaturas fisiológicas que facilitam o seu bom funcionamento. Ao fletir a cabeça, perdemos a lordose fisiológica, podendo ficar retificada e mesmo com inversão da curvatura, ou seja, uma cifose cervical”, explicou o diretor do Hospital Dia Amato e médico neurocirurgião Dr. Marcelo Amato.
O especialista ressalta que, claro, deve-se considerar que a posição incorreta acompanha a humanidade há muito tempo, não sendo apenas os celulares os responsáveis. A postura adotada para leitura ou estudo em mesa plana por estudantes por tempo prolongado, por exemplo, sempre trouxe prejuízo à coluna cervical. Com o boom dos celulares, a queixa aumentou Além disso, o problema não tem faixa etária, atingindo crianças e adolescentes que tem a “situação nitidamente associada à hábitos ruins como sedentarismo, tempo prolongado em jogos eletrônicos e postura inadequada para estudo ou lazer.”
Como evitar o desenvolvimento da síndrome?
Para o Dr. Amato, a regra principal é manter o pescoço neutro, ou seja, os braços devem levar o celular ou tablet para a frente dos olhos. Contudo, essa posição pode cansar braços e, consequente, levar a tensão cervical, portanto, sempre que possível deve-se apoiar os braços ou cotovelos, o que é mais fácil na posição sentada. Para aqueles que já possuem problemas na coluna, a atenção deve ser redobrada ao usar o celular. Fazer atividade físicas pode ajudar a prevenir lesões na cervical.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.