Uma apresentadora da BBC recebeu uma ligação enquanto apresentava o telejornal ao vivo de um dos representantes do Talibã. Yalda Hakim, que nasceu no Afeganistão, apresentava o programa na TV australiana quando o fato ocorreu durante a noite do último domingo (15). Hakim atendeu a ligação de Suhail Shaheen e aproximou o telefone dos microfones, começando uma entrevista.
Shaheen comemorava ao telefone o fato do grupo extremista Talibã ter capturado a capital do Afeganistão, Cabul, depois de 20 anos no exílio. “Não queremos confusão. Garantimos ao povo do Afeganistão na cidade de Cabul que suas propriedades e suas vidas estão seguras”, disse Shaheen ao telefone.
“Nossa liderança instruiu nossas forças a permanecer no portão de Cabul, não a entrar na cidade. Estamos aguardando uma transferência pacífica de poder”, disse. A volta do Talibã ao poder no Afeganistão provoca temor sobre como será o novo governo do país e causa cenas que impressionam o mundo: Cabul teve tumulto e ao menos sete mortes no aeroporto depois que pessoas tentaram embarcar à força em aviões para deixar o país.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.