keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

SC vai registrar 30°C antes da chegada de nova massa de ar polar que promete derrubar temperaturas

Mudanças no tempo serão registradas na próxima semana

frio julho 20210805 2067332992 Visor Notícias
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Uma nova massa de ar frio de origem polar deve ser registrada no mês de setembro em Santa Catarina. As previsões indicam que os termômetros voltam a registrar temperaturas baixas entre a última semana de agosto e a primeira de setembro.

Mas, antes disso, o calor voltará a ser registrado. Isso porque na próxima terça-feira (17), as temperaturas chegarão aos 30°C em Santa Catarina. De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, uma massa de ar quente chega ao Estado, deixando o tempo seco.

Então, novamente, o frio volta a surgir a partir do dia 23 de agosto, com a passagem de uma frente fria que deve trazer chuva a todas as regiões. A frente fria precede a chegada da massa de ar frio de origem polar.

Conforme o meteorologista, as temperaturas devem cair em todas as regiões, mas o frio não será tão rigoroso como observado nas ondas de frio anteriores. Scheuer destaca que ainda é cedo para levantar a possibilidade de neve, que é prevista, geralmente, 72 horas antes do evento.

“Precisaremos ter ar frio em níveis baixos e médios na atmosfera e transporte de umidade. Ainda é muito cedo para falar se vamos ter neve. O frio forte desse inverno já passou. Não dá para comparar a próxima massa com o que já tivemos até agora”, explica.

Início de setembro

O meteorologista diz que o início do mês de setembro deve ser marcado por chuvas regulares e frequentes, típicas de primavera. A chuva pode vir acompanhada de tempestades por conta do ingresso de ar quente e úmido que vem da floresta amazônica. Conforme Scheuer, na primeira quinzena de setembro, existe a possibilidade de uma nova massa de ar frio chegar a Santa Catarina. Contudo, ele acrescenta que o frio não deve ser rigoroso.

 “Setembro é um mês de transição de estações, marcado pelo ar quente. Ainda podemos observar um pouco de frio, mas é um mês predominantemente mais chuvoso”, comenta.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Com informações do ND+

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

Entenda por que chuva do RS não chegou com intensidade a SC

Bloqueio atmosférico mantém instabilidades causadoras de chuva sobre o Rio Grande do Sul

Tempo

Novas tempestades e frente fria poderão afetar o Rio Grande do Sul esta semana

Nesta terça-feira (7), são esperadas chuvas na região sul do estado, perto do litoral, o que deve contribuir para o aumento do volume da Lagoa dos Patos

Tempo

Novo ciclone extratropical deve causar tempestades no RS

O fenômeno deve se formar na costa da Argentina durante a madrugada de quarta-feira (8)

Tempo

Frente fria avança em SC e deve levar chuva ao Litoral Norte

As temperaturas também devem cair, veja quando:

Tempo

El Niño perde força, mas calor persiste em Santa Catarina

Embora temporais tendam a diminuir, ainda são esperadas ocorrências esporádicas, especialmente em maio

Mais notícias

Geral

Ambev interrompe produção de cerveja para fornecer água ao RS

Empresa direcionou máquinas específicas para fábrica de Viamão (RS) com o objetivo de adaptá-la à produção de água potável

Tempo

Entenda por que chuva do RS não chegou com intensidade a SC

Bloqueio atmosférico mantém instabilidades causadoras de chuva sobre o Rio Grande do Sul