keyboard_backspace

Página Inicial

Mundo

Onda de calor com temperaturas de até 49,5°C causa 233 mortes no Canadá

Muitas cidades também abriram centros de resfriamento de emergência e distribuem garrafas de água

forte calor outubro sc Visor Notícias
Imagem Ilustrativa

Em países do hemisfério Norte o calor tem gerado muita preocupação. Até o momento, a onda de calor registrada no Canadá, já deixou ao menos 233 pessoas mortas desde o dia 25. O número foi confirmado pelas autoridades da Colúmbia Britânica nesta quarta-feira (30). Do total de mortes, 134 pessoas moravam em Vancouver ou cidades vizinhas. A legista-chefe da província de Vancouver, Lisa Lapointe, afirmou ao jornal The Washington Post que o número de mortes deve crescer nos próximos dias, porque o serviço está recebendo muitos alertas de mortes súbitas dentro das residências. A legista ainda destaca que as principais vítimas são idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas.

A cidade de Lytton, que fica a cerca de 260 quilômetros de Vancouver, bateu o recorde histórico de temperatura no país pelo terceiro dia consecutivo na terça-feira (29),  ao chegar aos 49,5°C. Nos dois dias anteriores, a cidade registrou 46,5°C e 47,5°C, respectivamente. Até 2021, a maior temperatura registrada no Canadá havia sido computada em 1937 na cidade de Saskatchewan, na região central do território.

Para tentar reduzir os impactos da onda de calor, o governo suspendeu as aulas nas escolas e nas universidades e pediu que as empresas mantenham os funcionários trabalhando de casa para evitar saídas nas horas mais quentes do dia.

Muitas cidades também abriram centros de resfriamento de emergência e distribuem garrafas de água. Em Vancouver, fontes de nebulização foram instaladas nos parques, para ajudar a refrescar quem busca as áreas verdes da cidade para fugir do calor. Diversos órgãos ambientais canadenses e também dos Estados Unidos, que também enfrentam a mesma onda de calor na região noroeste, alertam que este ano deve ter a temporada de verão com as temperaturas mais altas da história nessa área do Pacífico.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: ND+

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Mundo

Senado da Itália aprova lei que limita cidadania por descendência

Texto restringe o direito à cidadania a filhos e netos de italianos

Mundo

Papa Leão XIV celebra primeira missa no Vaticano; confira o vídeo

O cardeal norte-americano Robert Prevost foi eleito na quinta-feira (8) e assumiu nome em homenagem a Leão XIII

Mundo

Segundo dia do conclave começa com fumaça preta e sem definição do sucessor do Papa Francisco

Desde o início da reunião, na quarta-feira (7), nenhuma das rodadas conseguiu atingir os dois terços dos votos necessários

Mundo

Veja imagens da missa e dos rituais que marcam o primeiro dia do conclave para escolha do novo papa

Um total de 133 cardeais de diversas partes do mundo se reúnem na Capela Sistina para conduzir o processo de eleição do novo líder da Igreja Católica

Mundo

Governo do Chile emite alerta de tsunami após terremoto de magnitude 7,4

Autoridades evacuam costa da região de Magalhães; ondas podem atingir Antártida e extremo sul chileno

Mais notícias

Segurança

Homem é preso por ameaçar e perseguir a ex-namorada

Suspeito vinha perseguindo virtualmente a ex-namorada há cerca de dois anos

Segurança

Incêndio destrói casa em cidade da Serra de SC durante a madrugada

Fogo consumiu residência mista de 80 m²; bombeiros usaram 5 mil litros de água para controlar as chamas