keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Emasa encontra machado no esgoto durante limpeza de tubulação em BC

A manutenção da rede coletora é um trabalho rotineiro, necessário para a prevenção e saúde do sistema de esgotamento sanitário do município

18031af5 50b2 47fa 97fb 115878d64f32 Visor Notícias
Divulgação/Emasa

O descarte incorreto de resíduos sólidos nas ruas e tubulações é o grande vilão para o funcionamento da rede coletora de esgoto. Esses materiais causam entupimentos, obstruções em poços de visita (PV) e o extravasamento de esgoto nas ruas, podendo até ocasionar o retorno dos efluentes para dentro das residências. Esses dejetos também podem dificultar e danificar o sistema de coleta e tratamento dos efluentes; além de prejudicar o meio ambiente e a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Para garantir o pleno funcionamento dos cerca de 97% de rede coletora implantados em Balneário Camboriú, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) executa a manutenção e limpeza preventiva da rede. De acordo com o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber, ao realizar as limpezas, observa-se uma grande quantidade de materiais dentro das tubulações. “São restos de materiais da construção civil, pedras, madeira, plásticos, latinhas, e ainda, papel higiênico, fio dental, absorventes, muito cabelo, cotonetes, fraldas, e pasmem, essa semana a equipe retirou um machado”, menciona Douglas, ressaltando que tudo isso ocasiona a obstrução do fluxo (entupimentos) e complicações pelo descarte de lixo na rede.

A manutenção da rede coletora é um trabalho rotineiro, necessário para a prevenção e saúde do sistema de esgotamento sanitário do município. Neste ano, de janeiro a abril cerca de 215 ruas entre Centro, Praia dos Amores, Ariribá, e Nova Esperança, receberam a limpeza preventiva na rede. O serviço passa anualmente por todos os bairros da cidade e é feito por meio dos poços de visita, que funcionam como um caminho para os técnicos realizarem as manutenções. Nesta semana, a equipe executa na Avenida Atlântica, entre as ruas 2000 e 2500.

A EMASA lembra que o bom funcionamento da rede coletora de esgoto também depende da contribuição e responsabilidade de cada cidadão. Todos os imóveis localizados em áreas contempladas pelo sistema de rede de esgoto do Município, devem estar ligados corretamente à rede externa e descartar os dejetos de forma correta, para que não causem obstrução e prejuízos à rede.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Mais de 15 aeronaves partiram de Porto Belo transportando donativos ao RS

Quatro socorristas voluntários de Balneário Camboriú também embarcaram nesta missão e foram ajudar

Geral

Veja a lista de produtos mais necessários para envio ao RS

Os pontos de coleta são na Marina Jet Life e no Condomínio Aeronáutico Costa Esmeralda

Geral

Operação Asas Solidárias já arrecadou cerca de 30 toneladas de doações

Neste domingo (05) pelo menos 20 voos levarão mantimentos ao Rio Grande do Sul

Geral

Andares mais baixos do Hospital Mãe de Deus são evacuados em Porto Alegre

Pacientes mais graves estão sendo levados ao Hospital Moinhos de Vento

Geral

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

Dos 497 municípios, pelo menos 317 sofrem consequências dos temporais

Mais notícias

Tempo

Frente fria preocupa resgate pois eleva o risco de hipotermia nas vítimas no RS

A previsão é de frio a partir de quarta-feira (8); muitas pessoas ainda estão ilhadas aguardando por resgate

Segurança

Defesa Civil divulga quem são os 66 mortos no RS

Ainda há 101 pessoas desaparecidas e 155 estão feridas