keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Coronavírus: Hospital Marieta de Itajaí está com UTI lotada

Pacientes começam a ser transferidos para outros hospitais

O Hospital Marieta Konder Bornhausen, de Itajaí, chegou ao limite máximo da ocupação dos leitos e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Nesta segunda-feira (25), todos os 15 leitos do SUS reservados para casos de covid-19 estão ocupados. A informação foi publicada pela colunista Dagmara Spautz, da NSC. Segundo a direção clínica do hospital, para acomodar pacientes, outros três leitos precisaram ser utilizados. Esses lugares não estão credenciados pelo SUS. No momento há duas vagas disponíveis na UTI, sem credenciamento. A situação levou a Secretaria de Estado da Saúde a transferir dois pacientes de Itajaí para o Hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú. Mas a situação, ali, tampouco é confortável.

A secretária de Saúde, Andressa Haddad, diz que há 10 pacientes com coronavírus internados na UTI no momento – o que corresponde a 50% de ocupação. Mas ela alerta que, com as transferências, a situação “pode piorar a qualquer momento”. A região está entre as que têm menos leitos de UTI em Santa Catarina, junto com a Serra e o Planalto Norte. Das três, é a mais populosa, com mais de 700 mil habitantes. São apenas 59 leitos de UTI no total, contando hospitais públicos e privados. Em março, o Governo do Estado anunciou a abertura de um hospital de campanha, com 200 leitos, que ocuparia o Centreventos de Itajaí. Com o contrato cercado de suspeitas, o hospital virou fumaça.  Outros 100 leitos estavam previstos para o Hospital Marieta – parte deles, no Complexo Madre Teresa, novo edifício do hospital que começou a ser construído no governo Raimundo Colombo (PSD), e ainda não foi entregue. O então secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, disse que seriam disponibilizados dois andares do prédio para a instalação de 60 leitos. Quase três meses depois, isso não ocorreu.

Na última sexta-feira (22), a prefeitura de Itajaí enviou um ofício ao Governo de SC cobrando o aumento imediato de leitos de UTI no Hospital Marieta para enfrentar a pandemia. O município pede que o Estado estabeleça prazos para a implantação de novos leitos. Uma ação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) cobra na Justiça resposta do Estado às ações previstas para equipar a rede de assistência de saúde da Foz do Itajaí-Açu para enfrentar a pandemia. O Estado ofereceu 10 novos leitos para o Ruth Cardoso e 30 para o Marieta. O hospital de Balneário Camboriú informou que não tem espaço para a instalação dos novos leitos propostos pelo Estado. A Secretaria de Saúde, então, propôs aumentar para 40 a quantidade de novos leitos de UTI no Marieta – o hospital informou, no entanto, que só conseguiria absorver 30 no prédio atual. Nesta segunda-feira (25), o promotor Álvaro Pereira Oliveira Melo, da 6ª Promotoria de Justiça de Balneário Camboriú, pediu esclarecimentos aos hospitais sobre a oferta, e ao Estado sobre os prazos para instalação dos novos leitos e a transferência de pacientes da região.

**Com informação Colunista Dagmara Spautz/NSC

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Mais de 15 aeronaves partiram de Porto Belo transportando donativos ao RS

Quatro socorristas voluntários de Balneário Camboriú também embarcaram nesta missão e foram ajudar

Geral

Veja a lista de produtos mais necessários para envio ao RS

Os pontos de coleta são na Marina Jet Life e no Condomínio Aeronáutico Costa Esmeralda

Geral

Operação Asas Solidárias já arrecadou cerca de 30 toneladas de doações

Neste domingo (05) pelo menos 20 voos levarão mantimentos ao Rio Grande do Sul

Geral

Andares mais baixos do Hospital Mãe de Deus são evacuados em Porto Alegre

Pacientes mais graves estão sendo levados ao Hospital Moinhos de Vento

Geral

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

Dos 497 municípios, pelo menos 317 sofrem consequências dos temporais

Mais notícias

Tempo

Frente fria preocupa resgate pois eleva o risco de hipotermia nas vítimas no RS

A previsão é de frio a partir de quarta-feira (8); muitas pessoas ainda estão ilhadas aguardando por resgate

Segurança

Defesa Civil divulga quem são os 66 mortos no RS

Ainda há 101 pessoas desaparecidas e 155 estão feridas