keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Justiça nega liberdade a motorista que dirigia na contramão e deixou motociclista amputado em acidente

O juízo da 5ª Vara Criminal da comarca da Capital transformou a prisão em flagrante em preventiva

Sirene
Foto: Imagem Ilustrativa

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) negou o pedido de liberdade de uma mulher que, com sinais de embriaguez e na contramão de direção, conduzia um veículo na avenida Gustavo Richard e atingiu um motociclista na madrugada da última sexta-feira (12), no centro de Florianópolis. Segundo os autos, a vítima teve a perna amputada e corre o risco de perder um braço. O condutor da moto continua hospitalizado. O juízo da 5ª Vara Criminal da comarca da Capital transformou a prisão em flagrante em preventiva.

De acordo com o registro da Polícia Militar, por volta de 1h15min, a motorista dirigia o veículo com a capacidade psicomotora alterada pela ingestão de bebida alcoólica. Por isso, ela ingressou na contramão de direção no sentido Continente e colidiu frontalmente contra a motocicleta nas proximidades do CentroSul. A vítima foi socorrida e levada em estado gravíssimo ao hospital Celso Ramos.

A guarnição da Polícia Militar constatou que a motorista apresentava sinais de embriaguez (olhos vermelhos, vestes desalinhadas e hálito etílico), mas se recusou a fazer o teste de etilômetro. Diante da situação, os militares lavraram o auto de constatação de sinais de alteração da capacidade psicomotora.

Inconformada com a decisão do juízo de 1º grau, a Defensoria Pública do Estado impetrou um habeas corpus. Defendeu a ilegalidade da manutenção da prisão preventiva, ao sustentar que a decisão carece de fundamentação idônea ao embasar o decreto na gravidade abstrata do delito e ferir os princípios da presunção de inocência, da motivação das decisões, do devido processo legal e da individualização da pena, com imposição de punição antecipada. Argumentou ainda que a prisão é desproporcional a eventual resultado condenatório, pois a motorista é primária e tem residência fixa, com a possibilidade de substituir condenação restritiva de liberdade por medidas cautelares alternativas.

O pedido de liminar foi indeferido pelo desembargador José Agenor de Aragão, que estava de plantão no último sábado (13). “Durante a abordagem, a conduzida afirmou que havia ingerido bebida alcoólica e que não tinha medo da polícia. Conforme visto, a prisão em flagrante se revestiu das formalidades legais necessárias, não demonstrando, prima facie, ilegalidade ou nulidade capaz de justificar a concessão de liminar”, anotou o desembargador em sua decisão. O habeas corpus ainda será analisado pelo colegiado da 3ª Câmara Criminal do TJSC 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Itapema testa banheiros autolimpantes em dois pontos da cidade

Equipamentos com higienização automática foram instalados nas ruas 153 e 265 como projeto piloto

Geral

Sicredi Vale Litoral SC entrega carros a ganhadores do Verão Premiado

Cooperativa distribuiu mais de R$ 500 mil em prêmios entre associados de 19 municípios

Geral

Vulcão submarino pode entrar em erupção a qualquer momento; confira o vídeo

Última erupção ocorreu em abril de 2015, com a liberação de aproximadamente 156 milhões de metros cúbicos de lava

Geral

Banco Central confirma novo vazamento de dados do Pix

Este é o segundo vazamento de dados bancários divulgado em menos de um mês

Mais notícias

Economia

Governador de SC cumpre missão oficial nos EUA em busca de investimentos

Jorginho Mello participa de eventos e reuniões com investidores e o Banco Mundial em NY e Washington

Geral

Itapema testa banheiros autolimpantes em dois pontos da cidade

Equipamentos com higienização automática foram instalados nas ruas 153 e 265 como projeto piloto