keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Fusões de empresas garantem inovações e batem recorde de operações no Brasil em 2020

Levantamento da Exame Academy aponta os rumos do setor de tecnologia para este ano

conference room 768441 1920 Visor Notícias
Divulgação

Estudar a sociedade e prever as tendências de consumo é o que diferencia os empresários visionários que lideram as transformações daqueles que são sacrificados em tempos de crise. A Exame Academy, em conjunto com o Ace Startups, divulgou recentemente o relatório “12 tendências para 2021”, no qual, entre outras coisas, aponta o crescimento de operações de M&A (Fusões e Aquisições) no Brasil.

Josney Lara, diretor de negócios da Infoworker, analisa que as operações de M&A são um demonstrativo de como as empresas têm valorizado as inovações por meio da integração de esforços coletivos externos as suas equipes, com parcerias em outras corporações. O relatório mostra que existe uma propensão para iniciativas de parcerias e fusões entre empresas e também companhias e startups.

Uma pesquisa da CB Insights, empresa de análise de dados em inovação, apontou que 2020 foi o ano com maior número de registros de operações de fusão. Logo no início de janeiro, acionistas das empresas PSA e Fiat Chrysler (FCA) aprovaram a junção das marcas, criando o quarto maior grupo automotivo do mundo. As entidades anunciaram uma economia anual prevista de aproximadamente 5 bilhões de euros.

Outra tendência apontada pelo relatório é o “Everything as a Service” – “tudo como serviço”. Segundo Josney, esse padrão apresenta um grande desafio para os empresários, mas também uma enorme oportunidade. Ele entende que, com a mudança de comportamento de consumo das pessoas, existe uma necessidade de adaptação das empresas à nova realidade.

Como é o caso do surgimento do Disney Plus, Apple TV+, Amazon Prime e outras plataformas que resultam dessa demanda. “São empresas que estão investindo em ferramentas próprias, buscando atrair novas assinaturas com lançamentos exclusivos para não perder espaço no mercado e até conseguir expandir sua atuação”. Quando o assunto é a rede de serviços na área de tecnologia, esses dados também se confirmam.

A Microsoft, por exemplo, registrou um crescimento de 12% em 2020. Há algum tempo, a empresa passou a oferecer a licença de seus programas como produtos de consumo mensal, como é o caso do Office 365. Com isso, o resultado líquido da companhia ficou em 13,9 bilhões de dólares, uma alta de 30% em relação ao ano anterior.

IMPACTO DA PANDEMIA

Mesmo com o início da imunização da população contra o covid-19, a retomada das atividades econômicas e o fim do isolamento social, a Exame ainda prevê uma maior procura por serviços em detrimento aos produtos físicos. Josney destaca que a crise sanitária provocada pela pandemia deixou um legado a todos os setores da economia: a necessidade de transformar o negócio com as tecnologias digitais.

O empresário explica que essas mudanças também são visíveis na maneira com que as empresas conduzem o trabalho com os funcionários. Organizações já estruturadas tecnicamente tiveram uma transição muito mais simples para o home office, por exemplo. “Agora, o desafio para os empreendedores é entender quais dessas mudanças serão permanentes”, complementa Josney.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Preço do metro quadrado em SC tem leve aumento em abril

Das cinco cidades mais caras para compra de imóveis no Brasil, quatro são catarinenses

Economia

Chuvas causam prejuízos de mais de R$ 500 milhões na agricultura do Rio Grande do Sul

O valor ainda é parcial, já que apenas 25 dos 336 municípios atingidos registraram os prejuízos

Economia

Mega-Sena acumula em R$ 37 milhões

Sorteio será realizado nesta terça-feira (7), às 20h

Economia

Sul registra abertura de mais de 70 mil empresas em janeiro

O destaque é o Paraná que registrou 27.690 empresas

Economia

Festival de Fraldas: Fort Atacadista oferece descontos especiais em itens para bebês

Promoção é válida a partir do dia 6 de maio e segue até o próximo dia 19 em todas as unidades da rede

Mais notícias

Geral

Ambev interrompe produção de cerveja para fornecer água ao RS

Empresa direcionou máquinas específicas para fábrica de Viamão (RS) com o objetivo de adaptá-la à produção de água potável

Tempo

Entenda por que chuva do RS não chegou com intensidade a SC

Bloqueio atmosférico mantém instabilidades causadoras de chuva sobre o Rio Grande do Sul