keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Ataque hacker deixa postos da Grande Florianópolis sem gasolina

Mais de 100 postos foram afetados pelo ataque hacker

pia Visor Notícias
Foto: Pixabay/Divulgação

Um ataque hacker no sistema de informática do grupo Ultrapar, dono da rede Ipiranga, na segunda-feira (11), deixou na terça-feira (12) e nesta quarta-feira (13), postos de gasolina da Grande Florianópolis sem combustíveis.  Por conta disso, a companhia esteve impedida de fazer novos pedidos às distribuidoras.

O vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Minerais de Florianópolis (Sindópolis), Joel Fernandes, explica que a situação afetou cerca de 100 postos somente na Grande Florianópolis. A situação, no entanto, deve ser normalizada a partir desta quarta. Fernandes explica que a equipe de tecnologia da Ultrapar desenvolveu um canal alternativo para emissão de notas e pedidos para as distribuidoras, o que permitiu que os postos voltassem a comprar e receber combustíveis vindo da base de Itajaí. As entregas a partir de Biguaçu ainda não foram retomadas. Diante desse cenário, ele estima que ainda seja necessário de um a dois dias para normalizar o abastecimento nos postos da rede na região.

O presidente explica que por estarem perto de bases de distribuidoras como a de Biguaçu, postos da região costumam trabalhar com estoques menores e, por isso, sentem mais diretamente efeitos de interrupções de abastecimento. “É um prejuízo porque as vendas param, mas as despesas continuam. Tudo isso em um momento complicado por causa da pandemia”, pontua o dirigente.

A Ultrapar divulgou uma nota ainda na terça-feira confirmando o ataque cibernético e informando que a empresa estava atuando para normalizar as operações. A Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis) também emitiu uma nota nesta quarta-feira informando que o sistema da rede Ipiranga voltará à normalidade nesta quarta-feira, o que deve regularizar o abastecimento dos postos também nesta data.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: NSC

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Mais de 15 aeronaves partiram de Porto Belo transportando donativos ao RS

Quatro socorristas voluntários de Balneário Camboriú também embarcaram nesta missão e foram ajudar

Geral

Operação Asas Solidárias já arrecadou cerca de 30 toneladas de doações

Neste domingo (05) pelo menos 20 voos levarão mantimentos ao Rio Grande do Sul

Geral

Andares mais baixos do Hospital Mãe de Deus são evacuados em Porto Alegre

Pacientes mais graves estão sendo levados ao Hospital Moinhos de Vento

Geral

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

Dos 497 municípios, pelo menos 317 sofrem consequências dos temporais

Mais notícias

Geral

Mais de 15 aeronaves partiram de Porto Belo transportando donativos ao RS

Quatro socorristas voluntários de Balneário Camboriú também embarcaram nesta missão e foram ajudar

Mundo

Veja a lista de produtos mais necessários para envio ao RS

Os pontos de coleta são na Marina Jet Life e no Condomínio Aeronáutico Costa Esmeralda