keyboard_backspace

Página Inicial

Turismo

Cidades turísticas da Serra reduzem ocupação da rede hoteleira após recomendação do Ministério Público

Prefeituras de Urubici e Rio Rufino haviam liberado 70%, mas decreto estadual prevê no máximo 50%

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) recomendou aos municípios de Urubici e de Rio Rufino que respeitem a Portaria n. 244/2020 da Secretaria Estadual da Saúde, sobretudo no que diz respeito ao limite da ocupação da rede hoteleira em até 50%. O objetivo da limitação é manter a segurança da população com relação à pandemia de covid-19. Os prefeitos das duas cidades atenderam a recomentação

O documento foi expedido na quinta-feira (11), após chegar ao conhecimento da Promotoria de Justiça da Comarca de Urubici que os prefeitos das cidades da Serra catarinense integrantes da AMURES (Associação de Municípios da Região Serrana), dentre elas Urubici e Rio Rufino, teriam aprovado em assembleia a ocupação de 70% da capacidade das atividades exercidas por hotéis, pousadas, albergues e estabelecimentos do gênero a partir do dia 10 de junho. 

A medida é vedada aos municípios por desrespeitar a portaria estadual. Portanto, apesar de se reconhecer os bons resultados no controle da contaminação de covid-19 na região, “não se pode desprezar as orientações do Estado e os cuidados que precisam ser realizados para que o setor hoteleiro continue a funcionar com segurança, preservando hóspedes, funcionários e toda a população”, enfatiza a Promotora de Justiça Ana Luisa de Miranda Bender Schlichting.

Na recomendação, o MPSC pedia que os prefeitos de Urubici e de Rio Rufino se abstivessem de ampliar o limite de ocupação do setor hoteleiro para mais de 50% de capacidade, seguindo as regras estaduais. Caso já tenham ampliado ilegalmente tal limite, os municípios devem rever a decisão, revogar os eventuais decretos e dar ampla divulgação aos empresários do ramo até às 18 horas desta sexta-feira (12/6), evitando que eles sejam surpreendidos com a situação, já que os órgãos fiscalizadores estarão em atuação durante todo o feriado e terão como base a portaria estadual. 

O documento ainda exige intensificação da fiscalização pelos Comandos da Polícia Militar de Urubici e de Rio Rufino no final de semana, com a adoção de medidas sanitárias que se mostrarem necessárias com base no poder de polícia e encaminhamento ao Ministério Público de todas as irregularidades encontradas e medidas adotadas. 

Até o presente momento, somente o prefeito de Rio Rufino acatou a recomendação do Ministério Público. O não atendimento da recomendação expedida pode configurar ato de improbidade administrativa e resultar na propositura de medidas judiciais cabíveis, inclusive estipulação de multa diária e pessoal.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Turismo

Balneário Piçarras entra no Mapa do Turismo Brasileiro

Município é reconhecido como destino turístico e poderá captar recursos federais para investimentos no setor

Turismo

Costao do Santinho recebe selo de sustentabilidade 2025

Reconhecimento destaca compromisso do resort com práticas sustentáveis alinhadas à ONU

Turismo

Multiparque em BC oferece ingressos com desconto no feriado da Páscoa

Atração turística já atraiu mais de 150 mil visitantes do Brasil e do exterior

Turismo

Itajaí encerra temporada de cruzeiros com movimentação de R$ 121 milhões

Cidade recebeu 40 navios e quase 160 mil turistas entre dezembro de 2024 e abril de 2025

Turismo

Balneário Camboriú mantém categoria máxima no turismo nacional

Cidade é reconhecida como “município turístico” pelo Ministério do Turismo

Mais notícias

Tempo

Cidade da Serra Catarinense decreta situação de emergência após tempestade de granizo; confira o vídeo

Em resposta aos prejuízos causados, a Prefeitura decretou situação de emergência por 180 dias

Tempo

Sol entre nuvens e períodos de céu nublado marcam o domingo no Litoral Norte de SC

Previsão será de clima instável, com máxima de até 24°C