Página Inicial
Utilidade PúblicaPor que os eliminadores de ar são perigosos para a saúde?
Você já ouviu falar em eliminadores de ar? São equipamentos produzidos por diferentes empresas, que prometem reduzir a conta de água dos moradores. Estes equipamentos supostamente eliminariam o ar que penetra na rede de abastecimento. […]

Você já ouviu falar em eliminadores de ar? São equipamentos produzidos por diferentes empresas, que prometem reduzir a conta de água dos moradores. Estes equipamentos supostamente eliminariam o ar que penetra na rede de abastecimento. O que você não sabe, porém, é que eles representam um perigo para a saúde.
O primeiro ponto a se destacar é que os eliminadores não têm eficácia comprovada, não possuem certificação de qualidade por qualquer órgão credenciado, nem pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Além disso, quando instalados em redes de abastecimento eles podem trazer riscos ao próprio sistema e à saúde de quem consome aquela água.
A presidente da Águas de Camboriú, Reginalva Mureb, explica que o dispositivo que supostamente eliminaria o ar tem um orifício, o que deixaria a rede da Águas de Camboriú aberta e exposta à eventual entrada de microorganismos, como bactérias causadoras de doenças.
O sistema de abastecimento de Camboriú já possui ventosas, que são dispositivos testados e homologados pelas autoridades. “A solução para eventual entrada de ar na rede, durante os serviços de manutenção, é coletiva. No mundo inteiro são instaladas ventosas em pontos estratégicos, de acordo com a boa técnica da engenharia. Não cabe solução individual”, explica. Em Camboriú, os equipamentos instalados na rede de distribuição pela concessionária são testados e tecnicamente aprovados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Quer receber as notícias em tempo real?
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Notícias Relacionadas
Secretaria de Obras de Itapema define cronograma fixo para o serviço de Cata-Bagulho
Novo modelo busca melhorar a coleta de resíduos volumosos e ampliar a eficiência do serviço nos bairros
Parte de Porto Belo ficará sem luz por quatro horas na próxima segunda-feira (24)
Fornecimento será interrompido para manutenção na rede
BC Bus amplia horários na Linha Anil nos fins de semana
Medida atende demanda e evita superlotação na linha entre Laranjeiras e a Rodoviária de Balneário Camboriú
Conserto emergencial afeta o abastecimento de água no Bairro dos Estados em Balneário Camboriú
EMASA prevê normalização do serviço até às 13h desta sexta-feira
Trânsito de Balneário Camboriú terá interdições nesta terça-feira
As alterações ocorrem devido a eventos e obras na cidade; confira detalhes