keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Univali lança cartilha sobre realidade dos haitianos na AMFRI

O evento será no auditório do bloco 4 do Campus Balneário Camboriú, e contará com a palestra "Migrações Transnacionais", ministrada pelo professor Rafael Padilha dos Santos

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) lança, no dia 25 de agosto (sexta-feira), a cartilha “Realidade Socioeconômica dos Haitianos na AMFRI”, desenvolvida por um grupo dos cursos de Relações Internacionais e Direito. O evento será no auditório do bloco 4 do Campus Balneário Camboriú, e contará com a palestra “Migrações Transnacionais”, ministrada pelo professor Rafael Padilha dos Santos, coordenador do Mestrado Profissional Internacional em Direito das Migrações Transnacionais, curso em fase de implantação na Univali, em parceria com a Faculdade de Jurisprudência da Universidade de Perúgia, na Itália.

 

A cartilha é resultado do projeto de pesquisa “Imigrante Haitiano na Região da AMFRI: aspectos socioeconômicos, indicadores de vulnerabilidade social e políticas públicas”, realizado pela Univali, com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). O material surgiu da necessidade de se compreender a vinda dos imigrantes haitianos para a região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) e será disponibilizado aos municípios e instituições que atuam no atendimento a estes imigrantes.

Na investigação, a metodologia utilizada foi a técnica “Bola de Neve”, por meio da aplicação de questionários em créole (língua nativa haitiana) para um universo de 600 haitianos. O grupo contatou Associações de Haitianos e buscou locais de concentração desses habitantes, como: habitações coletivas, salões de beleza, bicicletarias, igrejas, lan houses, entre outros. A pesquisa de campo ocorreu entre os anos de 2015 e 2016.

O professor Jorge Hector Morella Junior, coordenador do curso de Relações Internacionais da Univali e coordenador geral do projeto, alerta que o período de realização desta pesquisa contemplou momentos em que o Brasil era um destino promissor aos estrangeiros. “Algumas coisas mudaram. Em contrapartida, muitos resultados se mantêm e podem auxiliar o poder público e privado no atendimento a estes imigrantes, além de estimularem a elaboração de políticas públicas”, pondera.

Resultados obtidos na pesquisa

A pesquisa sobre o imigrante haitiano levantou questões que cabem destaque. Entre os resultados obtidos os estudiosos apontam que cabe à sociedade ajudar com ações mais efetivas aos haitianos no processo de integração social. Os participantes do questionário reclamaram da inoperância de algumas autoridades brasileiras.

Além disso, o estudo revelou que são poucas as instituições ou entidades que desenvolvem ações frente às demandas dos haitianos, e que nem sempre há sintonia entre as autoridades neste sentido. Concluiu-se, ainda que é necessário possibilitar o ingresso dos haitianos nos diferentes níveis de escolarização.

O aspecto mais negativo relatado pelos haitianos pesquisados foi o atendimento de saúde. Eles pontuaram os seguintes fatores críticos: demora, incompreensão das instruções técnicas pelas equipes brasileiras, e pouco esforço demonstrado para entendê-los.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

Colisão entre carros mata dois idosos na BR-282

Dois carros com placas de Nova Erechim e Cunha Porã colidiram de frente, matando duas pessoas

Segurança

Mãe deixa bebê no lixo e abandona filha de 3 anos na rua durante a madrugada em Itajaí

Mulher estava sob efeito de drogas e abandonou as duas filhas na rua