keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Nova etapa da transferência de carga da Ponte Hercílio Luz será no dia 6

A primeira de quatro novas operações será no dia 6 e as outras três serão também no início de outubro, mas não necessariamente em dias consecutivos.

Foto: James Tavares/Secom

A próxima etapa da transferência de carga da Ponte Hercílio Luz tem início programado para a sexta-feira, 6 de outubro, a partir das 22h. A decisão foi anunciada após reunião com representantes de diferentes órgãos do Governo do Estado e da Prefeitura de Florianópolis, realizada na manhã desta terça-feira, 26.

A nova operação dá continuidade ao trabalho iniciado em fevereiro deste ano, quando foram transferidos inicialmente 20% da carga da ponte (com deslocamento de cerca de 10 centímetros) entre a noite do dia 11 e a madrugada do dia 12 de fevereiro. O procedimento é necessário para que o peso da obra original seja depositado gradativamente na estrutura provisória construída abaixo da ponte exclusivamente para a restauração.

Agora, os 80% restantes serão transferidos em quatro novas operações, realizadas sempre à noite, para evitar influências térmicas. Em cada uma, ocorrerá um novo deslocamento de 10 centímetros da estrutura da ponte. Junto ao procedimento de fevereiro, o deslocamento completo somará 50 centímetros.

A primeira destas quatro novas operações será no dia 6 e as outras três serão também no início de outubro, mas não necessariamente em dias consecutivos. Após cada novo deslocamento concluído, será realizado um completo trabalho de monitoramento antes de liberar a operação seguinte. O engenheiro fiscal da obra, Wenceslau Diotallévy, explica que um sistema de monitoramento online vai mapear, em tempo real, 200 pontos ao longo da estrutura da ponte, emitindo alertas em caso de qualquer variação imprevista.

Desta vez, será interditado apenas o tráfego de embarcações embaixo da ponte durante os períodos de transferências de carga. Não está previsto fechamento do trânsito de veículos nas rodovias abaixo da ponte, nem deslocamento da região. Tais ações serão necessárias apenas em caso de alguma irregularidade ser identificada ao longo do período de monitoramento.

A data da transferência poderá ser alterada em caso de previsão de chuvas ou ventos fortes. Uma nova reunião nesta sexta-feira, 29, vai definir os detalhes do plano de contingenciamento a ser deflagrado durante as operações de transferência. 

 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Rio do Sul registra a primeira enchente do ano após fortes chuvas no Vale do Itajaí

Acumulado deve chegar a 200 milímetros na cidade, superando o esperado pela Defesa Civil

Geral

SC envia motor e ajuda a retomar abastecimento de água em Porto Alegre

Equipamento deve dobrar a vazão de água na estação que atende 21 bairros da capital gaúcha

Geral

Base Aérea de Canoas vai receber voos comerciais após enchentes no RS

A Agência Nacional de Aviação Civil liberou os voos comerciais na Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul

Geral

VÍDEO: Moradora de Lajeado, no RS, que perdeu casa na enchente ganha casa nova

Loiva Theresinha Scherer ainda caiu em golpe e perdeu R$ 30 mil

Geral, Trânsito

Chuva causa alagamentos em Florianópolis

Capital está em alerta amarelo da Defesa Divil neste sábado (18)

Mais notícias

Tempo

VÍDEO: Enchente bloqueia ruas de Presidente Getúlio

As chuvas intensas que caíram sobre a região nas últimas horas resultaram em alagamentos

Segurança

Adolescente é espancado e torturado em escola particular de SC

Advogado defende que os dirigentes da escola sejam criminalmente responsabilizados por omissão