keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Oito pontos produtores de moluscos estão liberados para comercialização em SC

Apenas quatro locais em Florianópolis e outros quatro em Palhoça passaram nos testes para detectar à presença de toxina paralisante.

programa inspirar apresenta empreendedores de sucesso da regiao 1552394440 Visor Notícias

A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca liberou oito pontos que estavam interditados para a comercialização de ostras, vieiras, mexilhões e berbigões em Santa Catarina devido à presença de toxina paralisante (PSP). São quatro em Florianópolis e outras quatro em Palhoça.

As áreas liberadas em Florianópolis ficam na região da Baía Sul – no Barro Vermelho, Freguesia do Ribeirão, Costeira do Ribeirão e Caieira da Barra do Sul. Já em Palhoça, as áreas liberadas são Enseada do Brito, Praia do Pontal, Praia do Cedro e Barra do Aririú.

“Essas áreas nunca estiveram com problemas, mas estávamos monitorando para ver se iria mudar essa situação. Como a análise da última semana não apresentou problemas, liberamos a comercialização”, explicou o gerente de Pesca e Aquicultura, Sergio Winckler da Costa.

O gerente afirma que continua monitorando locais em todo o Litoral catarinense. “O que já tínhamos como positivo para a presença da toxina se confirmou, embora com uma diminuição da concentração dessas substâncias. Alguns lugares não apresentaram laudo positivo, como Santo Antônio de Lisboa, Cacupé e Sambaqui, mas como a Praia do Forte, em Florianópolis, fica próximo e apresentou, estamos aguardando novos resultados para ter mais segurança e, se for o caso, liberar essa área também”, disse.

O restante dos pontos continuam com presença da toxina e devem permanecer interditados para comercialização. “Todos os dias, temos análises e resultados”, concluiu Sergio da Costa. A última análise foi realizada na sexta-feira, 27.

Desde o dia 19 de outubro, a comercialização de moluscos estava proibida em todo o Litoral devido à toxina paralisante. A medida preventiva foi tomada após a detecção da substância na carne de mexilhões no município de Porto Belo.

 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Veja como é a produção do tradicional bolo de aniversário de Itapema; confira o vídeo

A responsável pela produção é a Panificadora Chumbinho, que participa da celebração desde os 55 anos da cidade

Geral

Funeral do papa Francisco terá caixão único e rito mais simples

Cerimônia seguirá protocolo criado pelo próprio pontífice em 2024

Geral

Papa Francisco morre aos 88 anos no Vaticano

Pontífice argentino liderou a Igreja Católica por 12 anos com foco em inclusão e justiça social

Geral

Aposta de Bombinhas acerta a quina da Mega-Sena e leva bolada

Próximo sorteio será realizado nesta terça-feira (22)

Geral

Aposta de SC ganha mais de 52 milhões na Mega-Sena

Além do prêmio principal, o sorteio também beneficiou um apostador de Bombinhas

Mais notícias

Segurança

Família procura por jovem desaparecido após festa em BC

Cláudio Henrique, de 26 anos, foi visto pela última vez no sábado (19), após sair de uma festa

Segurança

Homem é preso com cocaína, maconha e R$ 193 em Porto Belo

Suspeito usava tornozeleira eletrônica, pois havia sido preso dias antes por receptação de produtos furtados