keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Nova etapa das obras na Ponte Hercílio Luz começa com o corte de oito cabos das barras de olhal

A primeira barra foi cortada em dez minutos. O procedimento que vai mudar o visual do cartão postal catarinense é necessário para a troca das peças.

A mais nova etapa das obras de restauração da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, começou às 22h55 desta segunda-feira, 6, com os cortes de oito cabos das barras de olhal junto ao maciço de ancoragem do lado continental da estrutura. A primeira barra foi cortada em dez minutos. O procedimento que vai mudar o visual do cartão postal catarinense é necessário para a troca das peças. O governador Raimundo Colombo acompanhou os trabalhos ao lado do presidente do Deinfra, Wanderley Agostini, engenheiros do Deinfra e do grupo português Teixeira Duarte, empresa responsável por esta etapa da restauração.

O engenheiro fiscal da obra, Wenceslau Diotallévy, informou que, ao todo, são 360 barras de olhal, que medem de 12m a 15m e têm peso aproximado de 1,9 mil quilos, totalizando 685 mil quilos. “Na quarta-feira, 8, também à noite, serão cortadas outras oito barras do lado insular. Após este dia, o trabalho será feito simultaneamente dos dois lados para manter o equilíbrio da estrutura. Toda esta etapa deve estar concluída até o final de dezembro, mas tudo depende de como serão as retiradas dos pinos das barras. A ponte está toda apoiada. E este é um estágio que fecha a etapa de transferência de carga”, explicou o engenheiro. 

O governador Raimundo Colombo ressaltou que esta é mais uma etapa difícil, decisiva e desafiadora. “Estamos seguros que tudo vai dar certo. Todas as precauções foram tomadas e todos os estudos foram feitos. Há uma possibilidade de diminuir o prazo de entrega de conclusão da ponte, mas isso vai depender do operacional, do que será encontrado nesta etapa. Estamos otimistas e felizes com os resultados dos trabalhos executados até o momento”, disse.

A retirada dos 28 cabos pendurais dos lados continental e insular foi concluída no último mês, o que permitiu dar início à remoção das barras de olhal. Na próxima fase, o tabuleiro será rebaixado e, depois, elevado nas extremidades para aliviar a tensão, permitindo a retirada de barras de olhal restantes.

“Estamos entrando num processo delicado de desmontagem da ponte. Acredito que, assim como todas as outras etapas, esta será executada com êxito, atingindo os resultados esperados.Tudo é fiscalizado, dando total segurança para a obra, e o material utilizado é da melhor qualidade”, disse o presidente do Deinfra, Wanderley Agostini.

agora, começa um novo futuro para a ponte. “Tudo o que fizemos até então justifica todos os recursos investidos. É importante que o povo catarinense saiba que o dinheiro está sendo bem aplicado. Este é o Brasil que queremos, com transparência. Lembro do governador Hercílio Luz ao dizer que deixava o legado para que os moços olhassem no futuro com orgulho pelo esforço e dedicação colocados na construção da ponte. E hoje, com a liderança do governador Raimundo Colombo, vemos este legado sendo repassado, como se fosse um bastão”, destacou o engenheiro.

Outras fases da restauração

Em seguida, serão realizados trabalhos intermediários e, então, a montagem da nova estrutura. A ponte receberá cerca de duas mil toneladas de metal novo, o que representa aproximadamente 40% da atual estrutura. Muitas das novas peças, fabricadas no Brasil e no exterior, já foram compradas e estão em depósitos no canteiro de obras. O cronograma para conclusão da restauração está prevista para o final de 2018.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Laudo confirma causas da morte do Papa Francisco

Nos últimos meses, Francisco enfrentava um agravamento de sua saúde, principalmente por complicações respiratórias

Geral

Santa Catarina decreta luto de três dias pela morte do papa

Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, decretou luto oficial de três dias no estado em homenagem ao papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira (21)

Geral

Como ficará o Vaticano após a morte do Papa Francisco

Cardeal Kevin Farrell, atual camerlengo, lidera o Vaticano até a escolha do novo pontífice

Geral

Veja como é a produção do tradicional bolo de aniversário de Itapema; confira o vídeo

A responsável pela produção é a Panificadora Chumbinho, que participa da celebração desde os 55 anos da cidade

Geral

Funeral do papa Francisco terá caixão único e rito mais simples

Cerimônia seguirá protocolo criado pelo próprio pontífice em 2024

Mais notícias

Geral

Laudo confirma causas da morte do Papa Francisco

Nos últimos meses, Francisco enfrentava um agravamento de sua saúde, principalmente por complicações respiratórias

Segurança

Foragida por tráfico de drogas é presa em Balneário Camboriú

Mulher foi presa durante abordagem neste domingo (20)