keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Comercialização e consumo de moluscos estão liberados em 25 pontos de Santa Catarina

Outros 14 pontos ainda continuam interditados devido a presença de toxina paralisante. Os cultivos que ainda estão impedidos ficam entre Governador Celso Ramos, Bombinhas, Porto Belo, Itapema e Penha

A comercialização e o consumo de ostras, vieiras, mexilhões e berbigões no Litoral de Santa Catarina estão liberados em 25 pontos, a maioria na Grande Florianópolis. Das áreas, 14 continuam interditadas. A proibição ocorreu devido à presença de toxina paralisante (PSP). 

O gerente de Pesca e Aquicultura, da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, Sérgio Winckler, explicou que novas análises permitiram a liberação das áreas. “Já diminuiu muito a concentração da toxina na carne do molusco. A liberação é dada a partir de duas analises negativas nas áreas, em um intervalo de 48 horas. Não apresentando a presença da toxina, libera-se o local. Fizemos amostras quase todos os dias nos pontos de forma intercalada”, informou.

A comercialização e o consumo nos costões e na beira da praia foram proibidos no último dia 19 de outubro. A interdição de todos os cultivos foi feito de forma preventiva para assegurar que ninguém fosse prejudicado pelo consumo dos moluscos.

A presença de toxina paralisante pode causar diarreia, náuseas, vômitos, dores abdominais, perda de sensibilidade nas extremidades corpo e, em casos severos, paralisia generalizada e óbito por falência respiratória. Todos os moluscos filtradores, independente se são ou não cultivados, podem acumular as toxinas.A presença da toxina na água não representa risco aos banhistas.

Santa Catarina é o único estado do país que realiza o monitoramento permanente das áreas de cultivo através do Programa Estadual de Controle Higiênico Sanitário de Moluscos, há mais de 10 anos. Esse programa existe em todos os países que possuem uma produção expressiva de moluscos, e é um dos procedimentos de gestão e controle sanitário da cadeia produtiva. A decisão da liberação da comercialização e consumo de moluscos será tomada da mesma forma como nos episódios de anos anteriores, garantindo a segurança dos consumidores e a credibilidade dos moluscos catarinenses.

Acompanhe o mapa das áreas liberadas e interditadas em SC

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

CBMSC amplia recursos para auxiliar nos resgates no Rio Grande do Sul

A primeira equipe, composta por binômios — duplas de bombeiro militar e cão de busca —, partiu às 9h do 5° Batalhão de Bombeiros Militar em Lages

Geral

Plataformas online listam pessoas resgatadas e indicam necessidades dos abrigos no RS

Voluntários trabalham para ajudar famílias e evitar desperdício em pontos de acolhimento

Geral

Badin arrecada mais R$ 29 milhões para vítimas das enchentes no RS

Além de Badin, outros influenciadores estão mobilizando recursos e apoio para as áreas atingidas

Geral

Operação Asas Solidárias já realizou 53 voos ao Rio Grande do Sul

Movimento que iniciou na sexta-feira (03) levou 23 toneladas de doações aos Gaúchos

Mais notícias

Tempo

Novas tempestades e frente fria poderão afetar o Rio Grande do Sul esta semana

Nesta terça-feira (7), são esperadas chuvas na região sul do estado, perto do litoral, o que deve contribuir para o aumento do volume da Lagoa dos Patos