keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Índice de abstenção das provas do Vestibular de Verão 2018 da Udesc é de 15,74%

Dos 8.975 candidatos inscritos que disputam 1.273 vagas em 49 cursos de graduação gratuitos, 1.414 não compareceram aos locais de prova, o que gerou um índice de abstenção de 15,74%.

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) aplicou neste domingo, 26, as provas do Vestibular de Verão 2018 em oito cidades catarinenses – Florianópolis, Lages, Laguna, São Bento do Sul, Joinville, Chapecó, Ibirama, Balneário Camboriú. Dos 8.975 candidatos inscritos que disputam 1.273 vagas em 49 cursos de graduação gratuitos, 1.414 não compareceram aos locais de prova, o que gerou um índice de abstenção de 15,74%.

A seleção, realizada das 9h às 12h30 e das 15h às 19h30, tem cem questões de múltipla escolha e uma redação. As provas também estão sendo aplicadas a 121 detentos do Complexo Penitenciário de Florianópolis e 14 da Penitenciária Industrial Jucemar Cesconetto, em Joinville.

O caderno das questões e o gabarito preliminar do vestibular serão divulgados até as 21h de domingo, enquanto a lista dos classificados em primeira chamada será publicada até 12 dezembro. Quem for aprovado fará matrícula em 8 e 9 de fevereiro e começará a ter aulas em 19 de fevereiro.

Vagas e cotas

O número de vagas do vestibular representa 75% do total do próximo semestre, pois as demais serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os únicos cursos que oferecem 100% das vagas pelo vestibular são Teatro e os de Música (Licenciatura e Bacharelado), pois exigem também uma prova de habilidade específica. A prova prática de Música ocorreu neste sábado, 25, e a de Teatro está marcada para 7 de dezembro – confira locais e horários.

A Udesc manterá o sistema de cotas pelo Programa de Ações Afirmativas. Das vagas de cada curso, 30% estão reservadas: 20% para candidatos com todo o ensino médio na rede pública e 10% para candidatos negros.

Cursos mais procurados

Na categoria dos não optantes de cota, os três cursos mais concorridos são: Fisioterapia, de Florianópolis, com 29,68 candidatos por vaga; Design Gráfico, também em Florianópolis, com 27,70; e Medicina Veterinária, em Lages, com 25,95.

Entre os candidatos com todo o ensino médio na rede pública, a maior procura é pelas graduações em Medicina Veterinária (60 por vaga), Fisioterapia (53,20) e Bacharelado em Educação Física (30,60), em Florianópolis.

Os cursos mais escolhidos pelos candidatos negros são Bacharelado em Educação Física (14 por vaga), Fisioterapia (13,50) e Moda (8), em Florianópolis.

Com descrições disponíveis na página da graduação, os cursos do Vestibular de Verão são oferecidos em:

Balneário Camboriú: Administração Pública e Engenharia do Petróleo;
Chapecó: Enfermagem e Zootecnia;
Florianópolis: Administração (vespertino ou noturno), Administração Pública (matutino ou noturno), Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura), Biblioteconomia, Ciências Econômicas, Design (Gráfico e Industrial), Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Fisioterapia, Geografia (Licenciatura), História (Bacharelado e Licenciatura), Moda, Música (Bacharelado em Piano, Violino ou Viola, Violão, Violoncelo e Licenciatura), Pedagogia e Teatro;
Ibirama: Ciências Contábeis, Engenharia de Software e Engenharia Sanitária;
Joinville: Ciência da Computação, Física, Matemática, Química, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia (Civil, de Produção e Sistemas, Elétrica e Mecânica);
Lages: Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária;
Laguna: Engenharia de Pesca e Arquitetura e Urbanismo;
Pinhalzinho: Engenharia de Alimentos;
São Bento do Sul: Sistemas de Informação e Engenharia de Produção Mecânica.

Conteúdo cobrado

Na parte da manhã, os candidatos responderam 50 questões, sendo 14 de Biologia, 14 de Matemática, 14 de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e oito de língua estrangeira (Inglês ou Espanhol).

À tarde, houve redação sobre atualidades, conhecimentos gerais e obras literárias indicadas no programa, além de mais 50 questões: 14 de Física, 14 de Química, 11 de História e 11 de Geografia.

Como tirar dúvidas

Mais informações sobre o vestibular podem ser obtidas com a Covest pelo e-mail [email protected] e pelos telefones (48) 3664-8089 e 8091.

O expediente do setor nos próximos três dias terá os seguintes horários: das 13h às 19h na sexta-feira; das 8h às 12h e das 13h às 17h no sábado; e das 7h às 21h no domingo.

Acompanhe as notícias do vestibular pelo Facebook, pelo Instagram e pelo Twitter.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Operação Asas Solidárias já arrecadou cerca de 30 toneladas de doações

Neste domingo (05) pelo menos 20 voos levarão mantimentos ao Rio Grande do Sul

Geral

Andares mais baixos do Hospital Mãe de Deus são evacuados em Porto Alegre

Pacientes mais graves estão sendo levados ao Hospital Moinhos de Vento

Geral

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

Dos 497 municípios, pelo menos 317 sofrem consequências dos temporais

Geral

Chuvas provocam estragos em mais de 30 cidades em Santa Catarina

Defesa Civil divulgou balanço dos transtornos e dos volumes de chuva registrados até a manhã deste sábado (04)

Mais notícias

Tempo

Chuva do Rio grande do Sul se aproxima de Santa Catarina

Confira a previsão do tempo para os próximos dias

Saúde

Pessoas morrem com vírus altamente contagioso no Brasil

A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) atinge principalmente crianças