keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Licenciamento da ETA Penha segue e análises laboratoriais para comprovar qualidade da lagoa do Santa Lídia

Águas de Penha vai investir R$ 9 milhões para construir uma Estação de Tratamento de Água (ETA)

Resultados das análises laboratoriais feitas em um laboratório reconhecido pelo Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e com acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) garantem a qualidade necessária para tratamento da água da lagoa localizada no bairro Santa Lídia, em Penha. O líquido será captado pela Águas de Penha, que vai investir R$ 9 milhões para construir uma Estação de Tratamento de Água (ETA) como alternativa para ampliar o fornecimento nos períodos de alto consumo. A ETA vai promover um incremento de 70 litros por segundo de água tratada à cidade, amenizando o risco de desabastecimento no verão.

A previsão é de que a obra fique pronta em até 120 dias, após as licenças ambientais necessárias. De acordo com o engenheiro Rudner Sapla, coordenador de engenharia da concessionária, para identificar a qualidade da água foram realizadas análises laboratoriais conforme determina a resolução 357 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente. “São diferentes testes físico-químicos e biológicos. Em todas as análises o resultado ficou dentro do que preconiza a resolução do Conama”, esclarece.

O engenheiro explica que a qualidade da água para abastecimento humano deve estar com os parâmetros dentro do que prevê o artigo 15 da Resolução 357 do Conama para águas doces de classe 2. De acordo com o artigo 4 da resolução, águas doces de classe 2 são destinadas ao abastecimento para consumo humano, após tratamento convencional; à proteção das comunidades aquáticas; à recreação de contato primário, como natação, esqui aquático e mergulho; à irrigação de hortaliças, plantas frutíferas e de parques, jardins, campos de esporte e lazer, com os quais o público possa vir a ter contato direto; e à aquicultura e à atividade de pesca. Após a captação, a água bruta passará por um processo de tratamento convencional que inclui etapas de coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação e correção da pH.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Operação Asas Solidárias já arrecadou cerca de 30 toneladas de doações

Neste domingo (05) pelo menos 20 voos levarão mantimentos ao Rio Grande do Sul

Geral

Andares mais baixos do Hospital Mãe de Deus são evacuados em Porto Alegre

Pacientes mais graves estão sendo levados ao Hospital Moinhos de Vento

Geral

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

Dos 497 municípios, pelo menos 317 sofrem consequências dos temporais

Geral

Chuvas provocam estragos em mais de 30 cidades em Santa Catarina

Defesa Civil divulgou balanço dos transtornos e dos volumes de chuva registrados até a manhã deste sábado (04)

Mais notícias

Geral

Operação Asas Solidárias já arrecadou cerca de 30 toneladas de doações

Neste domingo (05) pelo menos 20 voos levarão mantimentos ao Rio Grande do Sul

Trânsito

PRF relata 61 interdições em rodovias federais

Ministro dos Transportes afirmou que 600 profissionais atuam no trabalho de recuperação das rodovias que foram danificadas