keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Casos de estelionato cresceram 30% em Balneário Camboriú

Cidade tem o dobro da média estatual, que é de 15%. Idosos são as vítimas preferidas dos criminosos neste tipo de crime

Estelionato: o crime cometido por pessoas “bondosas” que doam os prêmios sorteados pela loteria federal em troca de valores pequenos em relação ao que a vítima receberia em troca. Estão em todos os lugares, são educadas, atenciosas, oferecem recompensas exorbitantes, sempre vão oferecer ajuda e não são identificadas até que o gole se aplique.

Diariamente as pessoas cuidam dos seus celulares, se preocupam com os veículos, as bolsas e pertences, mas como se defender de um crime silencioso? É preciso manter-se atento e instruir possíveis alvos sobre os riscos que aparentemente não existem. Em Santa Catarina, os boletins de ocorrência por estelionato de 2017 comparados com o ano anterior, apresentaram crescimento de 15%.

Com 51 ocorrências de estelionato em 2017, Balneário Camboriú teve 30% de aumento em relação ano anterior. As pessoas são impulsionadas a fazer o que os criminosos propõem e dificilmente conseguem ressarcimento dos valores, pois, em alguns casos a vítima nem registra ocorrência por vergonha ou medo da reação dos familiares.

Os desatentos, idosos, clientes e-commerce, as idas as casas lotéricas, ao banco e entre outras características que podem fazer com que atitudes rotineiras o tornem vítima de golpes como: perda de dinheiro, clonagem de cartões e placas, depósitos bancários com envelopes vazios, bilhetes premiados, produtos comprados pela internet que não são recebidos, ingressos falsos para shows ou jogos e falso sequestro estão entre as inúmeras formas de trapacear muitas de pessoas todos os dias.

É importante destacar ainda que a Polícia Militar presta total apoio as vítimas quando é solicitada, mas é indispensável que, mesmo sendo uma situação constrangedora para algumas pessoas, seja registrado o boletim de ocorrência. Isso ajuda a recuperar valores ou objetos e investigar o criminoso.

A Polícia Militar recomenda total atenção nas compras efetuadas pela internet, evitar deixar idosos e aposentados desacompanhados na saída dos bancos ou casas lotéricas, não trocar bilhetes premiados por quantias em dinheiro entre outras ações que podem o tornar um alvo fácil. Sempre desconfie do lucro rápido, tenha cuidado! Em caso de suspeita ligue 190!

O gráfico abaixo mostra o número de ocorrências registradas em Balneário Camboriú em relação a outras cidades.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

Veículos são apreendidos com meia tonelada de maconha

Quatro pessoas foram presas; elas pretendiam abastecer membros de uma organização criminosa

Segurança

Foragida acusada de crime hediondo em Balneário Piçarras é presa

Em novembro de 2021, ela e o esposo mataram um homem a pedradas

Segurança

Adolescente é resgatada de boate em Balneário Camboriú

A ação foi conduzida pela Polícia Rodoviária Federal, que entregou a vítima ao conselho tutelar

Segurança

Homem invade escola e atira para roubar arma de vigilante em Itajaí

Por sorte, o tiro não atingiu a vigilante e nenhuma criança foi ferida

Segurança

Trabalhador morre após ser prensado por máquina em SC

Caio Fernando Marques sofreu parada cardíaca na madrugada desta segunda-feira (6)

Mais notícias

Economia

Mega-Sena acumula em R$ 37 milhões

Sorteio será realizado nesta terça-feira (7), às 20h

Segurança

Veículos são apreendidos com meia tonelada de maconha

Quatro pessoas foram presas; elas pretendiam abastecer membros de uma organização criminosa