Itajaí decreta situação de emergência após aumento nos casos de doenças respiratórias
O decreto, publicado nesta segunda-feira (5), autoriza a contratação de profissionais e aquisição emergencial de insumos e leitos privados
A Central da Dengue, no Complexo Madre Tereza no Hospital Marieta Konder, foi aberta para atendimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). | Foto: Silviane Mannrich e Marketing HMMKB
A prefeitura de Itajaí decretou situação de emergência na saúde pública devido ao aumento expressivo nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O decreto, publicado nesta segunda-feira (5), autoriza a contratação de profissionais e aquisição emergencial de insumos e leitos privados. A medida busca conter o avanço de doenças respiratórias, que saltaram de 125 registros em março para 583 até o fim de abril.
Para atender à crescente demanda, o município ampliou os leitos no Centro Integrado de Saúde (CIS) e reforçou as equipes médicas. A Secretaria de Saúde informa que o plano de ação já está em andamento tanto no CIS quanto no Hospital Pequeno Anjo, referência em atendimento infantil na região. Nesta segunda-feira, a UTI pediátrica da unidade operava com 85% de ocupação, restando apenas três leitos disponíveis. No Hospital Marieta Konder Bornhausen, a taxa de ocupação da UTI adulta chegou a 100%, o mesmo cenário da UTI neonatal.
Em paralelo, a campanha de vacinação contra a gripe imunizou até agora 19,54% do público prioritário, com 20.231 doses aplicadas. A meta é alcançar 90% da cobertura.
CIS amplia estrutura infantil para enfrentar alta de SRAG | Foto: Prefeitura de Itajaí
Secretaria de Saúde aumenta número de leitos pediátricos no CIS
A ala pediátrica do Centro Integrado de Saúde (CIS), no bairro São Vicente, em Itajaí, recebeu reforço na estrutura hospitalar com a instalação de sete novos leitos e oito poltronas clínicas. A ampliação ocorre diante do aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e integra o plano emergencial da Secretaria Municipal de Saúde.
Com as mudanças, o chamado CIS Infantil passou de nove para 14 leitos, sendo sete destinados a casos clínicos e sete para pacientes com sintomas respiratórios. O número de poltronas também subiu de uma para nove. O reforço inclui ainda a presença de um pediatra e uma equipe de enfermagem de plantão 24 horas, com atendimento voltado a casos suspeitos ou confirmados de SRAG.
A secretária de Saúde, Mylene Lavado, reforça a importância da vacinação de crianças menores de seis anos e recomenda evitar locais com aglomeração. Em casos leves, como tosse ou coriza, a orientação é buscar os postos de saúde.
Já em situações graves ou fora do horário comercial, o atendimento pode ser feito nas UPAs dos bairros Cordeiros e São Vicente, no Hospital Pequeno Anjo para crianças, e na Central da Dengue, no 10º andar do Hospital Marieta, para adolescentes acima de 12 anos.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Emanuele Azevedo
Emanuele Vitória Azevedo Dutra é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade