Físico alemão esteve no país em 1925 para divulgar a Teoria da Relatividade, recém descoberta
Há exatamente 100 anos, o físico Albert Einstein desembarcava no Rio de Janeiro para sua única visita ao Brasil. A viagem, realizada em maio de 1925, teve como principal objetivo divulgar a Teoria da Relatividade, recentemente comprovada durante um eclipse solar observado em Sobral (CE), em 1919. No país, Einstein participou de palestras, visitou instituições científicas e se reuniu com representantes das comunidades judaica e alemã.
Durante sua estadia de sete dias na então capital federal, o cientista conheceu o trabalho de Juliano Moreira, psiquiatra que combatia o racismo científico, visitou o Museu Nacional, a Fiocruz e o Observatório Nacional — onde reconheceu publicamente a importância do céu brasileiro para sua teoria. “O problema que a minha mente imaginou foi resolvido aqui no céu do Brasil”, afirmou. A viagem, no entanto, também revelou seu cansaço e estranhamento com os costumes locais, como apontam seus registros de diário traduzidos pelo pesquisador Alfredo Tolmasquim.
A celebração do centenário da visita de Einstein está sendo lembrada com eventos e exposições no Rio de Janeiro. O Observatório Nacional promove, nesta sexta-feira (9), mesas de debate em sua sede, e a Fiocruz destaca a passagem do cientista em visitas guiadas ao Museu da Vida e à Biblioteca de Obras Raras, que guarda um exemplar autografado da revista Annalen der Physik. A viagem de Einstein ao Brasil é considerada simbólica para o início da valorização da ciência básica no país.
Fonte: Agência Brasil
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.