Autoridades evacuam costa da região de Magalhães; ondas podem atingir Antártida e extremo sul chileno
Um terremoto de magnitude 7,4 foi registrado nesta sexta-feira (2) na Passagem de Drake, entre o Cabo Horn e a Antártida, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O epicentro foi localizado a 219 km de Ushuaia, na Argentina, e a 438 km de Punta Arenas, no Chile, com profundidade de 10 km.
Em razão do risco de tsunami, o governo do Chile iniciou a evacuação da costa da região de Magalhães, no extremo sul do país. O presidente Gabriel Boric pediu que a população da área atingida deixe o litoral e afirmou que todos os recursos do Estado estão disponíveis para lidar com o impacto do tremor. Segundo o Serviço Hidrográfico e Oceanográfico do Chile (SHOA), ondas de até 3 metros podem atingir o litoral chileno e bases na Antártida.
Até o momento, não há registro de feridos ou danos. As evacuações ocorrem de forma tranquila, conforme vídeos divulgados nas redes sociais. Bases científicas na Antártida também estão sendo desocupadas. O alerta de tsunami permanece em vigor, com o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred) mantendo estado de precaução.
Confira vídeos divulgados nas redes sociais:
*Supervisionado por Everton Palaoro
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.